Claudia De La Rua

Consultoria Beleza e Estilo

Claudia de La Rua
Jornalista (MTB 34.796), especialista em comunicação organizacional e consultoria de imagem
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Se você já ouviu essa frase ai do título deve saber que estou parafraseando Patrícia Perretti, a moça que usa o talento pessoal para divulgar sua loja no Facebook. A estratégia deu tão certo, que, na minha mera opinião, virou um case de sucesso!

“LUXO É PAGAR POUCO”Era um dia de movimento muito tranquilo na loja Exclusiva Company, quando a proprietária da loja, Patrícia Perretti, resolveu dar uma sacudida e fazer a coisa movimentar. Pediu para que uma de suas colaboradoras segurasse seu celular e começou a gravar um vídeo ofertando seus produtos. Postou no Facebook e bombou! Poucas horas depois havia vendido praticamente tudo o que havia anunciado.

Quando eu vi um de seus vídeos pela primeira vez achei sensacional! Pensei: caraca, essa moça está fazendo branding e talvez nem tenha noção disso. Preciso contar a história dela!

Branding é uma das estratégias em que estou me especializando agora. É gestão de marca (pessoal ou empresarial) e envolve todo o trabalho realizado com o objetivo de torná-la mais conhecida, mais desejada, mais positiva na mente e no coração dos seus consumidores.

Quando Patrícia começou a postar os vídeos no Facebook despertou a curiosidade das pessoas e, posteriormente, a aproximação e a identificação do consumidor com o novo formato de divulgação para venda, além da possibilidade de uma melhor visualização do produto, já com preço anunciado. Ela também atrelou a imagem da sua loja à sua própria imagem, criando uma maior empatia com seu público consumidor. “Atingi públicos diferentes, que até então nunca tinham entrado na minha loja. Senti que as pessoas ficaram mais à vontade para vir conhecer o produto já sabendo o quanto ele custaria”, conta.

Atrelado a isso, ela cria promoções e sorteios a partir do compartilhamento da publicação e da indicação de novos seguidores. Acertou na mosca! Um de seus vídeos ultrapassou a incrível marca de 35 mil visualizações. Veja bem, estamos falando de um vídeo postado no perfil pessoal, portando sem patrocínio, que são aquelas postagens pagas do Fabebook para alcançar um número maior de pessoas na rede.

Perguntei para a Patrícia se no início ela sentiu vergonha de gravar os vídeos. Com um largo sorriso ela respondeu: “nenhum pouco. Sou exatamente daquele jeito que você me vê nos vídeos! Meu irmão até me chama de Top Therm [referindo-se aos anúncios de merchandising veiculados na TV].” A autenticidade parece ser mesmo o segredo dela, que usa a espontaneidade para falar para suas clientes que “luxo é pagar pouco”.

A estratégia de Patrícia deu muito certo e colocou seu negócio em um outro patamar. Tanto que hoje ela planeja suas compras de acordo com a frequência dos vídeos. Existem ferramentas de comunicação, branding e marketing muito eficazes para sua empresa se comunicar com seu público-alvo, e as mídias sociais se fortalecem a cada dia mais, pois requer baixo investimento e apresenta grandes resultados. Mas tem que saber como fazer. Esse trabalho envolve também a imagem percebida e projetada que é transmitida por meio de suas ações e até do seu estilo pessoal e performance empresarial.

Uma imagem é composta de infinitos atributos e aspectos. Não apenas aparência ou linguagem corporal, mas também sua resiliência, seu potencial de autoconhecimento, sua forma de interagir e fazer contatos. Isso tudo pode ser lapidado e planejado para atingir de forma certeira seus objetivos.

Se quiser saber mais sobre o assunto entre em contato e agende uma reunião sem compromisso: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

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