Fabiano Santos

Manuscritos de Ideias

Fabiano Santos
Nascido em Itapeva/SP, Fabiano Santos é formado em Letras, com habilitação em Língua Portuguesa e Inglesa, Pedagogia e especialista em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Estrangeira. Atua como professor efetivo nas redes Municipal e Estadual. Autor do livro de poesias, “Amoresias”, adora escrever sobre temas atuais da sociedade.

Ficar em repouso absoluto em casa após uma cirurgia de emergência é um tanto desesperador para alguém agitado como eu. Não sou acostumado ficar tanto tempo deitado, ficar sem fazer grandes esforços ou deixar de trabalhar. O que resta é observar o mundo por uma janela, seja virtual ou física.

Não lembro a última vez que acompanhei os capítulos de uma novela das nove, mas agora vibro com as aventuras de Bibi e as artimanhas da víbora Irene, de Força de um Querer. Tenho tempo para acompanhar os filmes e documentários sobre a vida selvagem nas savanas africanas, mas sinto falta da correria que é acumular dois empregos. Minha única preocupação agora é o horário dos remédios e as consultas médicas, que sempre atrasam.

Por falar em médicos, é inacreditável a falta de opções de profissionais da saúde em nossa cidade, mesmo com um plano caríssimo como a UNIMED. São poucos os especialistas em algumas áreas, assim como a disponibilidade de atendimento. Às vezes prefiro passar no plantão do plano na Santa Casa do que tentar marcar nas clínicas particulares. Mas agradeço por não precisar utilizar o SUS, pois certamente seria bem pior.

Da minha janela virtual, acompanhei o grande evento Miss Itapeva, que coroou a lindíssima Fabiana Santana como a representante da beleza feminina da nossa cidade. Também a Festa de Santana que movimentou nosso município em comemoração à padroeira de Itapeva. São eventos como esses que valorizam a localidade, trazem benefícios em curto prazo e principalmente, dão visibilidade na região. Acompanho também o trabalho dos nossos políticos, que demonstram grande interesse em conquistar melhorias para o município.

Em casa nas próximas semanas, não usarei muito o carro; mas daqui da janela já enxerguei o aumento no combustível; visivelmente grotesco em nossa região, pois nas grandes cidades, como São Paulo, Guarulhos, Sorocaba, o preço não chega a esse patamar tão alto. Não consigo entender o motivo dessa grande diferença; o nosso combustível tem resíduos de ouro?

Enfim, nesse período dedicado à minha saúde, estarei com as janelas abertas, observando tudo que me rodeia; coisas boas e ruins; mas sei que devo filtrar e sugar somente as positivas, pois isso ajudará na minha recuperação. Espero que a paisagem seja sempre tranquila, com céu azul e ventos de calmaria.

 

Capa da última edição

capa IN

Curta-nos no Facebook