Fernanda Angélica de Barros

Desenvolvimento e Carreira

Fernanda Angélica de Barros
É formada em Administração pela FAFIT, pós-graduada em Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas pela PUCPR e possui MBA em Marketing e Vendas pela FMU.

 

Falar sobre finanças parece assustador para a maioria das pessoas, mas é um tema que deveríamos aprender desde crianças. Ter controle das finanças pessoais é uma habilidade necessária para nossa sobrevivência e deve ser encarada com muita seriedade.

Você sabe quanto ganha? Essa é fácil... e sabe quanto gasta? Essa pode ser um pouco mais complexa e onde a maioria das pessoas falha: não sabe exatamente onde gasta e pior, não poupa! Sempre é possível guardar, sempre é possível planejar e saber para onde o dinheiro está indo. E para que esta habilidade comece a ser exercitada, sugiro alguns princípios:

Se pergunte se tudo o que está comprando é necessário. Não compre por impulso, não seja seduzido pelas promoções que gritam ser um bom negócio, às vezes não são.

Compre somente o que realmente precisa, já estará economizando um bom dinheiro.

Anote os gastos! Anote tudo! Use aplicativos, caderno, caneta, planilhas, enfim, anote!

Organize os gastos que anotou, quando você tiver os números para analisar vai ser mais fácil.

Faça disso um hábito.

Poupe, guarde as suas economias em uma conta poupança ou aplicação, que renda algum retorno, mesmo que seja pequeno.

Aproveite! Com consciência (claro), as vantagens de ter uma “graninha” guardada e faça algo que deseja, com planejamento e faça uma reserva.

Economizar é preciso, tanto para imprevistos ruins, como bons. Imagina se alguém lhe convida pra viajar de última hora e você não pode aceitar o convite por falta de grana?

 

Capa da última edição

capa IN

Curta-nos no Facebook