Fernanda Angélica de Barros

Desenvolvimento e Carreira

Fernanda Angélica de Barros
É formada em Administração pela FAFIT, pós-graduada em Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas pela PUCPR e possui MBA em Marketing e Vendas pela FMU.

 

Guiar pessoas e fazer com que os objetivos da organização sejam cumpridos são uns dos maiores desafios do líder. Ser líder é saber servir aos outros de forma com que estes realizem suas tarefas de forma motivada. Para melhor explicar tal conceito pegarei emprestada uma frase do maior líder de todos os tempos: Jesus Cristo. E não estamos falando em termos de religião, mas sim de liderança – a arte de motivar as pessoas. Jesus dizia que “Quem quiser ser líder deve ser primeiro o servidor. Se você quiser liderar, deve servir”. O líder muitas vezes doa-se pela causa que lidera, enfrenta os desafios maiores e abre caminhos para os seus liderados, facilitando assim que os objetivos finais sejam atingidos.

É comum que haja confusão em meio aos termos líder, chefe, gerente, etc. Os líderes possuem habilidades e estas, ao contrário do que muitos acreditam, podes ser lapidadas. Há também os líderes natos que já apresentam tais características desde crianças, porém a liderança pode ser lapidada e melhorada conforme o tempo e a prática. Mas é triste saber que nem todos os chefes e gerentes tem esta habilidade e acabam confundindo liderança com poder.

O líder aponta a direção aos demais e é bem visto pela sociedade pelas suas boas atitudes e características que podem ser citadas como: saber ouvir, ter autoridade, saber influenciar os demais, ter paixão pelo que faz, ser honesto, ser respeitoso e ser exemplo.

Os líderes estão por toda a parte, não só nas empresas, mas em grupos de amigos, em associações, nas famílias e nos mais variados lugares onde exista um aglomerado de pessoas. Ser líder e possuir tais características é uma ótima maneira de conquistar sucesso profissional. A liderança é muito apreciada em seleções, entrevistas de emprego e no cotidiano das empresas pode (e deve) ser estimulada por nós.

Sugestão de leitura:

Livro - O monge e o executivo, de James C. Hunter.

 

Capa da última edição

capa IN

Curta-nos no Facebook