Fernanda Angélica de Barros

Desenvolvimento e Carreira

Fernanda Angélica de Barros
É formada em Administração pela FAFIT, pós-graduada em Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas pela PUCPR e possui MBA em Marketing e Vendas pela FMU.

 

Hoje em dia só cresce o número de escolas e instituições de ensino superior que tem ofertas de cursos, alguns com um processo de vestibular um tanto quanto “fácil”. O acesso ao curso superior é ótimo e é uma grande vantagem quando temos condições de ter um certificado assim. Mas há de se considerar que um processo falho e até mesmo a continuidade dele em sala de aula esteja também enfraquecendo aos poucos. O ensino de anos atrás não é o mesmo, as coisas mudaram. E embora o fácil pareça ser atrativo a alguns, acaba formando profissionais também falhos, com dificuldades em se posicionar no mercado de trabalho e deixando a desejar em seus empregos. Tornar-se um graduado não é difícil, mas tornar-se um profissional de sucesso é sim, muito complexo e depende, muitas vezes, de um ensino rigoroso e que tenha condições de passar a teoria de forma consciente.

Refletir sobre a qualidade do ensino é responsabilidade de todos nós, quando nos deixamos nos enganar por um processo fácil e achamos que “tudo bem”, não está nada bem. Estamos sendo cumplices de um sistema que não forma alunos e profissionais bons, mas sim, profissionais fracos.

O que nos resta é buscar conhecimento de outras formas para compor o ensino e também exigir das escolas um ensino melhor. As estatísticas do MEC trazem à tona alguns números assustadores! A cada três anos cresce em cerca de um milhão de alunos matriculados no ensino superior nas instituições privadas, essa oferta grande de vagas é ótima por uma ótica, mas é preocupante em outra. Temos de nos policiar e sermos fiscais da educação, seja ela no ensino fundamental, médio ou superior. O que nos resta é torcer para um sistema justo e que seja transparente, que além de tudo, tenha a educação como essência.

 

Capa da última edição

capa IN

Curta-nos no Facebook