Fernanda Angélica de Barros

Desenvolvimento e Carreira

Fernanda Angélica de Barros
É formada em Administração pela FAFIT, pós-graduada em Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas pela PUCPR e possui MBA em Marketing e Vendas pela FMU.

 

Atender bem o cliente é algo óbvio, certo? Sempre ouvimos falar sobre isso e sempre concordamos que devemos atender o cliente da melhor forma, mas na prática vemos que não é tão simples ou tão óbvio assim. Temos mesmo muita dificuldade em pôr em prática essa lição. O atendimento deve ser um momento mágico, pois todos nós gostamos de comprar, os vendedores são apenas um canal para esta ação que todos fazemos.

Atender de forma mágica não é tão simples, mas é um comportamento que pode ser treinado e praticado.

Vamos lá! Qual é o procedimento que você deve fazer ao abordar um cliente? Um aperto de mãos? Uma saudação? Você sabe o que fazer? Se não sabe, deveria saber. O procedimento do atendimento não pode ser algo que dependa da criatividade do vendedor ou somente de sua iniciativa, deve também ser direcionado pelo líder, deve ser inclusive documentado, sim. Em um documento você pode deixar de forma escrita e explícita como os vendedores devem se comportar, quais as roupas vestir, como tratar bem o cliente. O "agradinho" que às vezes nos surpreende, deve ser algo óbvio para aqueles que conhecem o processo.

Empresário, reflita sobre como quer que seus funcionários atendam e os treine para tal, assuma as rédeas do atendimento de sua empresa e pense em formas surpreendentes para atrair e fidelizar seus clientes. Surpreenda, encante e conquiste seu cliente!

 

Capa da última edição

capa IN

Curta-nos no Facebook