colunista marcelo holtz

Reflexão Católica

Marcelo Martins Holtz
mmhitapeva@terra.com.br

“Alegre-se o coração dos que buscam o Senhor!” (Salmo 104(105), 3). Mesmo esquecendo e rejeitando a Deus, Ele não cessa de nos chamar a procurá-lo, para que tenhamos vida em abundância. Essa busca exige todo o esforço da inteligência e a retidão da vontade. O caminho da perfeição passa pela cruz, pois não existe santidade sem renúncia e sem combate espiritual. O progresso espiritual envolve ascese e mortificação, que levam gradualmente a viver na paz e na alegria das bem-aventuranças (Mateus 5, 1-12).

“Alegrai-vos sempre no Senhor. Repito: alegrai-vos!” (Filipenses 4, 4) e “não entregues tua alma à tristeza, não atormentes a ti mesmo em teus pensamentos. A alegria do coração torna mais longa a sua vida. Tem compaixão de tua alma, torna-te agradável a Deus, e sê firme; concentra teu coração na santidade, e afasta a tristeza para longe de ti, pois a tristeza matou a muitos, e não há nela utilidade alguma. ” (Eclesiástico 30, 22-25).

Neste domingo da alegria, muitos corações se encontrarão agoniados, entediados, deprimidos e desanimados não só pelo ano que passou, como também pelas incertezas deste “mundo tenebroso” (Efésios 6, 12), mas o chamado do Senhor para essa geração que proclama Maria bem-aventurada (Lucas 1, 48) supera esses sentimentos, pois nos convida a atualizarmos com fé, as palavras da mãe de Jesus:   “Minha alma glorifica ao Senhor, meu espírito exulta de alegria em Deus, meu Salvador (Lucas 1, 46-47).

Fontes: Bíblia, Catecismo (s) 30, 2015

Capa da última edição

capa IN

Curta-nos no Facebook