Mariana Durães

Gastronomia
Mariana Durães
Chef de cozinha, apaixonada pela Gastronomia e por seus sabores, é responsável pela coluna mais saborosa do Jornal Ita News! Acompanhe nas redes sociais e pelo site, eventos, curiosidades sobre o mundo culinário, receitas e muito mais!
www.chefmarianaduraes.com
Facebook: Chef Mariana Durães (www.facebook.com/chefmarianaduraes)
Instagram: chefmarianaduraes
Email: marianaduraes@gmail.com

A paulistana Mariana Durãesde 37 anos é apaixonada pela gastronomia, por seus sabores e encantos, escolheu Itapeva para morar e trabalhar a pouco mais de 1 ano. O amor pela cozinha floresceu na infância em Itapeva, cozinhando com a avó Norma nas férias que passavam juntas. Com formação em Nutrição e Gastronomia, seu conhecimento gastronômico está muito além dos manuais culinários e estudos acadêmicos. Trabalhou com renomados chefs em SP, comandou restaurantes e hoje tem seu próprio buffet, onde atua como personal chef, desenvolvendo eventos personalizados e exclusivos, cheios de amor e muito sabor, com pratos e cardápios diferenciados de acordo com as preferências de cada cliente.

“Quero trazer para Itapeva um novo conceito em eventos, utilizando ingredientes regionais e de qualidade, apresentado de forma única, extraindo o que cada alimento tem de melhor!”

Com esta proposta, semanalmente divido por aqui curiosidades sobre o mundo incrível da gastronomia, receitas, dicas e muito mais! Adoraria receber dos leitores do Ita News, receitas e pratos que tenham história pra contar, prometo testar e compartilhar aqui, ok?

Férias escolares e alimentação saudável
Férias é sinônimo de diversão, horários flexíveis e consumo frequente de comidas nada saudáveis. Tudo diferente dos costumes habituais. As crianças tendem a ficar bastante tempo em frente à TV, jogando videogame, comendo pipoca, chocolate e outras besteirinhas para acompanhar a brincadeira.

Os pais precisam redobrar a atenção com a alimentação, principalmente das crianças, no período de férias, pois muitos estudos mostram um aumento nos casos de obesidade infantil no Brasil.

O consumo de alimentos frescos, saladas e frutas é sempre uma boa pedida! Organizar um piquenique é uma ótima oportunidade para apresentar comidas novas e incentivar, nas crianças, a ingestão de frutas, verduras e legumes.

Frutas picadas, ovos de codorna, palitinhos de cenoura e pepino, sanduíches feitos com pastinhas de ricota batida com beterraba ou outro legume da preferência, além de lindos, ficam super gostosos; sucos naturais como de maracujá com laranja e gengibre, um bolo caseiro delicioso, enfim, pratos que ficam perfeitos para um lanche ao ar livre!

Pensando nisso gostaria de compartilhar uma receita que é o maior sucesso em casa e no buffet, além de cozinheira, sou mãe de 3 filhos, Mateus, Isabela e Beatriz, que sempre participam do preparo deste bolo, que é delicioso e saudável, já que incremento a receita com sementes de linhaça.

Uma dica é colocar as crianças para participar do preparo, claro, sempre com supervisão dos pais ou de um adulto, estimulando o interesse dos pequenos em experimentar novos sabores. Vamos lá?

Bolo de cenoura com cobertura durinha de chocolate

Bolo de cenouro com cobertura durinha de chocolate

Ingredientes
3 ovos
4 cenouras médias em rodelas – de preferência orgânicas
1 xícara (chá) de óleo
2 xícaras (chá) de açúcar demerara*
2 colheres (sopa) de semente de linhaça*
1 xícara (chá) de farinha de trigo branca
1 xícara (chá) de farinha de trigo integral*
1 colher (sopa) de fermento químico em pó

Cobertura
2 colheres (sopa) de manteiga sem sal
4 colheres (sopa) de leite
8 colheres (sopa) de açúcar demerara
8 colheres (sopa) de achocolatado

Modo de preparo
Bata bem no liquidificador os ovos, as cenouras, o óleo, o açúcar e a semente de linhaça, até que fique um creme homogêneo. Reserve.
Em uma vasilha, coloque as farinhas, branca e integral, o fermento e junte o creme batido mexendo delicadamente até que incorpore bem. Unte e enfarinhe uma forma média, disponha a massa e leve para assar em forno médio, pré-aquecido, 180°C, por aproximadamente 30 a 35 minutos ou até que espete um palito e saia limpo.
Cobertura – leve todos os ingredientes ao fogo até que fique homogênio. Cubra o bolo e sirva.

* Açúcar demerara – só utilizo este tipo de açúcar nos meus pratos, tem uma coloração marrom clara e é mais saudável que o açúcar branco refinado, pois não recebe nenhum aditivo químico durante a fabricação e conserva os nutrientes da cana de açúcar.

* Farinha de trigo integral – da mesma forma que o açúcar, as farinhas refinadas perdem seus nutrientes durante a fabricação, a farinha integral, que não passa pelo processo de refino, conserva nutrientes e as fibras.

* Linhaça – semente do linho (Linum usitatissimum), é considerado um alimento funcional, trazendo benefícios para o coração, intestino e até prevenindo alguns tipos de câncer. Riquíssima em fibras e ômega 3, a linhaça pode ser consumida em saladas, iogurtes e até acrescentada nas preparações do dia a dia.

Espero que gostem da nossa coluna e das receitas compartilhadas aqui! Aguardo sugestões para as próximas matérias!

Um beijo, Mariana.

 

Capa da última edição

capa IN

Curta-nos no Facebook