Mariana Durães

Gastronomia
Mariana Durães
Chef de cozinha, apaixonada pela Gastronomia e por seus sabores, é responsável pela coluna mais saborosa do Jornal Ita News! Acompanhe nas redes sociais e pelo site, eventos, curiosidades sobre o mundo culinário, receitas e muito mais!
www.chefmarianaduraes.com
Facebook: Chef Mariana Durães (www.facebook.com/chefmarianaduraes)
Instagram: chefmarianaduraes
Email: marianaduraes@gmail.com

Dicas para iniciar no mundo dos vinhos!

“O melhor vinho não é necessariamente o mais caro, mas o que compartilhamos”
George Bassen

Enogastronomia – a arte de harmonizar vinhos e alimentosUm dos grandes prazeres da vida é ter uma mesa rodeada de amigos, comida saborosa e um bom vinho para acompanhar a prosa!

O vinho, umas das bebidas mais antigas do mundo, quando consumido com moderação e de maneira regular, traz inúmeros benefícios à saúde, segundo vários estudos científicos sobre a bebida.

Entre as propriedades mais estudadas, está a prevenção de doenças cardiovasculares, redução dos níveis de lipídeos e colesterol, redução da pressão sanguínea, além da bebida conter resveratrol, uma substância com ação anticancerígena.

Os benefícios estão garantidos no consumo de 2 taças diárias (100ml/cada), sempre junto das refeições.

Para escolher o melhor vinho você precisa seguir seus instintos e gostos, pois vinho é uma questão de paladar. É primordial que você descubra sua afinidade com diferentes tipos de vinho para chegar as harmonizações que mais lhe agradam!

Existe uma regrinha básica, peixes, frutos do mar, carne suína, massas (com molhos suaves) e algumas variedades de queijos harmonizam com vinhos brancos e rosés.

Experimente sempre iniciar pelos vinhos varietais (que contem somente uma variedade de uva/ não passou por barricas de carvalho), como Sauvignon Blanc e Chardonnay, que são mais frescos e leves.

Pratos mais encorpados, com carne vermelha, massas com molhos mais fortes, pedem um vinho tinto, experimente começar sua harmonização com Pinot Noir, Merlot e Carménère, que contém taninos mais suaves, sempre na forma varietal.

Evite vinhos suaves com acréscimo de açúcar, escolha sempre vinhos secos ou meio-seco (demi-sec).

Para acompanhar uma taça de vinho, uma boa pedida é a bruschetta, antepasto típico italiano, feito com pão tostado e coberturas diversas. A tradicional é feita com tomate em cubos, azeite e folhas de manjericão. Saúde!

 

Capa da última edição

capa IN

Curta-nos no Facebook