Mariana Durães

Gastronomia
Mariana Durães
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coluna mariana 923Há algum tempo o mercado de alimentação vem buscando opções para atender um novo perfil de clientes, mais atentos à saúde e preocupados em se alimentar de forma mais saudável.

De olho nas necessidades destes consumidores, muitos profissionais das áreas de Gastronomia e Nutrição apostam na comercialização de pratos com produtos orgânicos, frescos e naturais. Nasceram os cardápios fitness, funcionais e saudáveis!

Mas qual a diferença entre fitness e funcional?

Alimentos funcionais, além das funções nutricionais básicas que cada um apresenta, quando consumidos regularmente como parte da dieta, agregam diversos benefícios à saúde, como por exemplo azeite de oliva, cereais integrais, sementes, peixes.

A alimentação fitness usa alimentos saudáveis específicos que ajudam a melhorar o desempenho das atividades físicas. No cardápio não pode faltar, proteínas como ovos, carnes, peixes; alimentos antioxidantes como castanhas que combatem o envelhecimento, chocolate amargo que protege o coração e carboidratos de baixo índice glicêmico, como a batata doce.

Nos meus cardápios, sempre que possível, adapto as receitas para torná-las mais saudáveis!

Mudando alguns hábitos, melhoramos bastante nossa qualidade de vida, como:

- sempre que possível assar os alimentos e evitar frituras em excesso

- mastigue bem os alimentos, pois a digestão começa na boca

- sempre inicie as refeições com um prato bem colorido de legumes e verduras assim evitamos excessos no prato principal

- beba no mínimo 2 litros de água por dia

- consuma carnes magras, legumes vegetais e frutas, de preferência frescos

- evite alimentos industrializados que são cheios de corantes e aromatizantes

Uma dica de acompanhamento saudável que adoro é abobrinha e tomate assados com ervas frescas, uso tomilho, manjericão, alecrim, azeite de oliva e sal rosa do Himalaia! Fica maravilhoso!

Compartilhe suas comidinhas saudáveis comigo! Até semana que vem! Um abraço, Mariana.

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