Mariana Durães

Gastronomia
Mariana Durães
Chef de cozinha, apaixonada pela Gastronomia e por seus sabores, é responsável pela coluna mais saborosa do Jornal Ita News! Acompanhe nas redes sociais e pelo site, eventos, curiosidades sobre o mundo culinário, receitas e muito mais!
www.chefmarianaduraes.com
Facebook: Chef Mariana Durães (www.facebook.com/chefmarianaduraes)
Instagram: chefmarianaduraes
Email: marianaduraes@gmail.com

Pão nosso de cada dia:  Vilão ou mocinho?O pão, um dos alimentos mais importantes do mundo, se tornou, nos dias de hoje, o vilão para muitas pessoas. Será que todo este radicalismo no consumo dos pães a base de trigo (e outros cereais que contém glúten), é saudável? O glúten faz mal à saúde?

Segundo estudos, o pão teve origem na Mesopotâmia, há aproximadamente 6000 anos, e difundido para todas as civilizações da Antiguidade. Com o processo de sedentarização do homem e o desenvolvimento da agricultura, o trigo foi um dos cereais resultantes desta atividade produtiva.

Pão é vida, alimento básico. Não é só alimento para o corpo, símbolo também do alimento para a alma, presente em várias crenças e religiões. A história de Jesus Cristo está cheia de situações relacionadas ao pão. Assim como a história do mundo!

O glúten, um dos componentes de grãos como cevada, centeio, trigo, é constituído de proteínas que são responsáveis pela elasticidade e consistência nos produtos que contém farinha.

As dietas da moda incluem alimentos sem glúten, quem nunca conheceu alguém que não come glúten ou emagreceu cortando o glúten da alimentação? Mas, descontando o caso dos celíacos (alérgicos ao glúten), vale mesmo a pena retirar o pãozinho do cardápio? O assunto é bastante polêmico, pois NÃO há evidências suficientes para assumir que pessoas saudáveis se beneficiem com uma dieta sem glúten. Eba! Viva o pão nosso de cada dia!

Claro, sou super a favor de escolhas saudáveis, sempre que possível opto pelos pães integrais por agregar valor nutricional. Mas sem radicalismos! O bom mesmo é comer de tudo sempre com moderação!

E nesta semana tive o prazer de conhecer um novo espaço em Itapeva, dedicado à fabricação de pães (maravilhosos por sinal), o Empório Grano, inaugurado na última segunda feira, na Alameda Toledo Ribas, 856. Um lugar lindo e agradável, com opções no cardápio de tortas, doces e salgadas, quiches e outras delícias. Acompanhadas de um bom vinho, uma cerveja artesanal ou de um delicioso cafezinho!

Dentre tantas delícias, me chamou bastante a atenção a tábua de charcutaria, com diversas opções de frios como calabresa artesanal, salame colonial, presunto serrano, entre outros. Servida de quinta a sábado, à partir das 19hs, com música ao vivo para alegrar o happy hour! Vale a pena conhecer! Eu recomendo a visita! Sucesso à família Empório Grano! Um abraço e até semana que vem!

 

Capa da última edição

capa IN

Curta-nos no Facebook