Mariana Durães

Gastronomia
Mariana Durães
Chef de cozinha, apaixonada pela Gastronomia e por seus sabores, é responsável pela coluna mais saborosa do Jornal Ita News! Acompanhe nas redes sociais e pelo site, eventos, curiosidades sobre o mundo culinário, receitas e muito mais!
www.chefmarianaduraes.com
Facebook: Chef Mariana Durães (www.facebook.com/chefmarianaduraes)
Instagram: chefmarianaduraes
Email: marianaduraes@gmail.com

É Carnaval! Invista na boa alimentação e comemore com muita alegriaÉ carnaval! Õ abre alas que eu quero passar...

Uma das maiores festas populares do mundo está prestes a começar! Para aproveitarmos da melhor forma todos os dias de folia, seja em bloquinhos de rua, nas passarelas das avenidas, no trio elétrico ou dançando frevo, o melhor mesmo é cuidar da alimentação para que o Carnaval seja só alegria!!

Uma boa alimentação neste período faz toda a diferença para garantir muita energia e pique para encarar a maratona de bailes e festas.

Para não perder nenhum dia de folia, preparei algumas dicas de alimentação que ajudarão os foliões a curtir e aproveitar melhor todas as comemorações.

- Alimentos ricos em carboidratos (cereais, grãos e massas), ajudarão a manter a energia do corpo. Se possível, opte sempre pelas versões integrais, agregando valor nutricional à alimentação. Como o gasto energético durante as festas é bem alto, os carboidratos são responsáveis em repor toda energia gasta.

- Evite alimentos gordurosos, frituras e molhos incrementados, escolha pratos leves, iniciando sempre, o almoço ou jantar, com uma bela salada, filé de frango ou peixe, de preferência, grelhados e arroz integral ou um purê de batata ou mandioquinha, para acompanhar.

- Para quem não abre mão da bebida alcoólica, o importante é intercalar seu consumo com água, suco ou água de coco, pois o álcool desidrata rapidamente o corpo, por isso a importância de hidratar o organismo em conjunto.

- Manga, mamão, pêssego, caqui, maçã, banana, uva, abacaxi, maracujá e melão são ricos em potássio e em vitamina C, essenciais para um bom trabalho muscular. O grupo também ajuda a desintoxicar o fígado, afastando a ressaca.

- E o mais importante, consuma líquidos com bastante frequência, sucos, vitaminas de frutas e água de coco. Incremente os sucos com couve, gengibre, cereais como linhaça e evite pular refeições ou ficar um longo período em jejum.

Segue uma sugestão de suco que preparo com frequência, que além de delicioso é super saudável e perfeito para a maratona de Carnaval! Bata no liquidificador polpa de açaí com um pouco de água ou leite, banana e uma colher (sopa) de aveia, se necessário adoce com mel ou açúcar mascavo. Você terá energia para horas de folia, eu garanto!

Bom Carnaval!

 

Capa da última edição

capa IN

Curta-nos no Facebook