Mariana Durães

Gastronomia
Mariana Durães
Chef de cozinha, apaixonada pela Gastronomia e por seus sabores, é responsável pela coluna mais saborosa do Jornal Ita News! Acompanhe nas redes sociais e pelo site, eventos, curiosidades sobre o mundo culinário, receitas e muito mais!
www.chefmarianaduraes.com
Facebook: Chef Mariana Durães (www.facebook.com/chefmarianaduraes)
Instagram: chefmarianaduraes
Email: marianaduraes@gmail.com

coluna mariana 927O período religioso da Quaresma, que se iniciou na quarta feira de Cinzas (01), compreende 40 dias que antecede uma das principais celebrações do Cristianismo, a Páscoa (Ressurreição de Jesus Cristo). Para muitos, a Quaresma significa reflexão, oração e penitência, para nos lembrar do sofrimento de Jesus no deserto e com a crucificação. É também considerado um período de purificação de todos os excessos do carnaval, incluindo a comida.

O jejum, na Quaresma, se apresenta como principal forma de sacrifício. Antigamente, o jejum significava, além da abstenção da carne, uma única refeição consumida no fim do dia. Hoje em dia, a igreja católica propõe que os sacrifícios possam ser escolhidos livremente e, geralmente, na privação de algo que se goste muito – carne, doce, bebida, cigarro – e na conversão de algo que foi economizado em atos de caridade.

O principal costume é a substituição da carne vermelha por carnes brancas em especial o peixe. O peixe é um alimento riquíssimo em Ômega 3, nutriente que auxilia no sistema imunológico, regula os níveis de colesterol no organismo e protege o coração.

Este é um hábito muito saudável e que deveria ser repetido muitas vezes no ano. Combine este alimento com leguminosas, como feijão, soja, lentilha, verduras e legumes frescos.

Com o aumento do consumo de peixes e frutos do mar, vale a pena ficar atento a algumas orientações na hora de comprar:

- a pele deve estar brilhante e nunca opaca, assim como os olhos e as guelras, que devem ter uma coloração vermelho vivo.

- a barriga deve estar firme ao toque e não amolecida.

- peixe fresco não tem odor forte, cheiram a maresia.

E outra observação importante, neste calor intenso, durante as compras, coloque os peixes e frutos do mar por último no carrinho e, se possível, sempre levar uma bolsa térmica, evitando que estrague.

Uma dica deliciosa, experimente grelhar o filé do seu peixe favorito e sirva com um molho de alcaparras e cebola bem picadinha, hummm, fica maravilhoso! Boa Quaresma a todos! Até semana que vem!

 

Capa da última edição

capa IN

Curta-nos no Facebook