Mariana Durães

Gastronomia
Mariana Durães
Chef de cozinha, apaixonada pela Gastronomia e por seus sabores, é responsável pela coluna mais saborosa do Jornal Ita News! Acompanhe nas redes sociais e pelo site, eventos, curiosidades sobre o mundo culinário, receitas e muito mais!
www.chefmarianaduraes.com
Facebook: Chef Mariana Durães (www.facebook.com/chefmarianaduraes)
Instagram: chefmarianaduraes
Email: marianaduraes@gmail.com

As chefs e o machismo de uma profissão que cresce em todo país

Viva as mulheres!No último dia 08 comemoramos o Dia Internacional da Mulher, uma data que remete a lutas, reivindicações e fatos, por melhores condições de trabalho e direitos sociais e políticos para as mulheres, data oficializada pela ONU em 1975.

A guerra dos sexos na cozinha, ainda existe (e muito!), a cozinha doméstica, invisível como um trabalho e atividade remunerada, é eminentemente feminina, já a cozinha profissional, prestigiada e remunerada, pertence aos homens. Segundo algumas pesquisas, as mulheres são a maioria dentre os trabalhadores de uma cozinha, mas concentradas em posições com os menores salários.

O Brasil possui grandes chefs que representam nosso país e nossa gastronomia. Dentre elas destacam-se: Helena Rizzo, que foi considerada a melhor chef do mundo, do restaurante Maní de SP; Carla Pernambuco, do Carlota também em SP; Roberta Sudbrack, do restaurante homônimo no RJ, melhor chef da América Latina em 2015 e chef oficial do Palácio da Alvorada durante o governo FHC, dentre muitas outras que diariamente lutam pela igualdade e pelo fim do machismo no ambiente de trabalho.

Estas profissionais (e muitas outras em diversas áreas), reconhecidas pelo talento, capacidade e criatividade, são belos exemplos para todas nós, mulheres! Parabéns pelo nosso dia!!

Compartilho uma sobremesa super fácil e deliciosa, para você preparar para as mulheres especiais da sua vida!

Merengue de morango no copinho
Ingredientes
Morangos
Açúcar
Chantilly
Suspiro

Corte os morangos em cubos e polvilhe um pouco de açúcar sobre eles. Coloque na geladeira por aproximadamente 30 minutos. Faça camadas em copinho (ou taças), começando com o suspiro quebradinho, chantilly e o morango reservado. Decore com uma folhinha de hortelã e morangos. Sirva em seguida.    

 

Capa da última edição

capa IN

Curta-nos no Facebook