Mariana Durães

Gastronomia
Mariana Durães
Chef de cozinha, apaixonada pela Gastronomia e por seus sabores, é responsável pela coluna mais saborosa do Jornal Ita News! Acompanhe nas redes sociais e pelo site, eventos, curiosidades sobre o mundo culinário, receitas e muito mais!
www.chefmarianaduraes.com
Facebook: Chef Mariana Durães (www.facebook.com/chefmarianaduraes)
Instagram: chefmarianaduraes
Email: marianaduraes@gmail.com

Páscoa: Pratos típicos para celebrar a data ao redor do mundoQuando pensamos em Páscoa, logo vem a imagem da família reunida ao redor da mesa e um belo bacalhau, prato presente em muitas regiões do mundo nesta época. Mas nem só de bacalhau vive a mesa de Páscoa, que é celebrada de diferentes formas e em vários países.

Ficou curioso para saber o que vai a mesa ao redor do mundo? Confira algumas curiosidades.

Alemanha

Na Alemanha a Páscoa coincide com a estação das flores, a primavera. Além dos ovos de chocolate, os alemães pintam à mão ovos de galinha. A estrela do domingo de páscoa são as osterzopf, roscas servidas com ovos cozidos.

Colômbia

A Colômbia segue a tradição católica, respeitando o jejum, sendo assim, o peixe torna-se o prato mais consumido. Ao contrário do Brasil, na Colômbia, o peixe mais usado é o pintado, servido com tomate, cebola e leite. Celebram a Páscoa em igrejas participando das festividades.

Itália

Além do bacalhau, a Torta Pascalina, feita com alcachofra (muitos usam espinafre ou escarola), e ovos, é muito consumida na Sexta Feira Santa. Os ovos reforçam a ideia de fertilidade, renovação. A torta é dividida em 12 pedaçõs, em homenagem aos apóstolos. Para o domingo, cordeiro, costume herdado da Páscoa judaica, agnus dei ou “cordeiro de Deus”, que significa ressurreição.

No Brasil e em muitos países da Europa, o bacalhau reina nas mesas, seguindo a tradição cristã do jejum de carne vermelha, na Sexta Feira Santa.

Separei uma receita deliciosa de bacalhau para celebrar a Páscoa, espero que gostem!

Bacalhau assado com brócolis, pimentão e azeitona pretas

(rendimento: 5 porções)

1kg de bacalhau dessalgado

1 pimentão amarelo pequeno em tiras

1 pimentão vermelho pequeno em tiras

1 pimentão verde pequeno em tiras

1 cebola

4 dentes de alho

Azeite de oliva

Sal e pimenta do reino

Azeitona preta à gosto

Brócolis cozido à gosto

Misture todos os ingredientes, exceto o brócolis e as azeitonas. Regue com azeite de oliva e tempere com sal e pimenta do reino. Leve ao forno médio, coberto com papel alumínio, por aproximadamente 35 a 40 minutos. Retire o papel, deixe dourar e sirva acompanhado do brócolis e das azeitonas.

Boa Páscoa!

 

Capa da última edição

capa IN

Curta-nos no Facebook