Mariana Durães

Gastronomia
Mariana Durães
Chef de cozinha, apaixonada pela Gastronomia e por seus sabores, é responsável pela coluna mais saborosa do Jornal Ita News! Acompanhe nas redes sociais e pelo site, eventos, curiosidades sobre o mundo culinário, receitas e muito mais!
www.chefmarianaduraes.com
Facebook: Chef Mariana Durães (www.facebook.com/chefmarianaduraes)
Instagram: chefmarianaduraes
Email: marianaduraes@gmail.com

Terceira edição do célebre guia francês aconteceu nesta semana em SP

Mousseline de chevre do LaguioleNo último dia 08 aconteceu em SP a terceira edição do famoso guia francês Michelin, que classifica os restaurantes em 1, 2 ou 3 estrelas. Esta é a terceira edição nacional do guia de restaurantes mais famoso do mundo, é também a única edição da América Latina. Nenhum restaurante brasileiro conquistou as tão sonhadas três estrelas, e apenas o D.O.M, do chef Alex Atala, tem duas estrelas.

A classificação dos estabelecimentos é feita por inspetores estrangeiros, seguindo os mesmos critérios de avaliação usados nos outros 28 países onde circula a publicação: qualidade dos produtos, técnicas de preparo, harmonia dos sabores, personalidade e regularidade da cozinha. 

Restaurantes também podem perder suas estrelas - os inspetores do Guia visitam a cada ano as casas para ver se mantém a qualidade do serviço e padrão dos pratos. Nas duas edições brasileiras, no entanto, ninguém perdeu estrelas, apenas os que deixaram de funcionar. Na França, onde o guia foi criado há mais de cem anos, seu peso é tão grande que há muitas histórias de chefs que perderam a cabeça ao perder estrelas e até casos de suicídio, como o do chef Bertrand Loiseau.  

O Guia e as estrelas

Criado em 1900 pelos irmãos fabricantes de pneus, André e Edouard Michelin, para ajudar motoristas a encontrar restaurantes pelas estradas, o guia era inicialmente dado como cortesia. Virou referência e ganhou prestígio no mundo inteiro. Chegou aos Estados Unidos em 2005 e à Ásia em 2007. Atualmente, sua seleção é composta por 29 guias, que cobrem 28 países em quatro continentes reúnem mais de 45 mil estabelecimentos no mundo. 

 

Capa da última edição

capa IN

Curta-nos no Facebook