Taciana Marques Castellar

Letras Modernas

Taciana Marques Castellar

Graduada em Letras Anglo-Portuguesa e respectivas literaturas, pela Universidade Estadual de Londrina (2010), com mobilidade acadêmica na Universidade de Liverpool, Inglaterra. Especialista Psicopedagogia Clínica e Institucional, pela Universidade Estadual de Londrina (2012). Mestre em Educação, pela Universidade Estadual de Maringá (2014). Atualmente dedica-se ao Ensino Regular na cidade de Itapeva -SP.  

Contato: E-mail: castellartaciana@gmail.com  |  Instagram: dicasdoportuga  |  Facebook: Dicas de um Portuga

Caros,

No nosso último encontro, vimos algumas dicas para ampliar o repertório linguístico-histórico-cultural, lembram? Hoje falaremos sobre as características gerais da redação do Enem. O exame cobrará dos senhores um texto dissertativo-argumentativo a partir de uma situação-problema, podendo ser de natureza:

  • Política;
  • Social;

A redação válida para correção deve possuir um limite máximo de 30 linhas. Fugir do tema, entregar a folha em branco e ferir os Direitos Humanos, são elementos eliminatórios no exame de redação. É importante obedecer a estrutura ortodoxa do texto dissertativo-argumentativo e apresentar uma proposta de intervenção que não desrespeite os Direitos Humanos. Por fim, os senhores precisam demonstrar algumas capacidades redacionais, observem:

1.Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa;

2.Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo- argumentativo em prosa;

3.Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;

4.Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;

5.Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

A linguagem da sua redação deve ser formal, além de obedecer a norma culta da língua portuguesa. Em relação a pessoa do discurso, escreva preferencialmente na 3ª pessoa do discurso. Atenção com a estética do seu texto. O título é opcional.

Até logo!

 

Capa da última edição

capa IN

Curta-nos no Facebook