anglo 962O evento Happening foi realizado pelos alunos do Colégio Monteiro Lobato - Anglo/Itapeva e teve música, poesia, alegria, exposição de artes visuais e o público, que pôde circular nos espaços preenchidos pela arte e participar do acontecimento artístico.

"A educação visa à transformação radical da realidade, para que ela permita aos homens e às mulheres serem atores de sua história e não objetos dela”. (Paulo Freire)

O termo HAPPENING é proveniente do inglês e significa "acontecimento", podendo também ser entendido como "atuação", "desempenho". Foi introduzido no vocabulário artístico no final da década de 1950 para designar uma forma de arte que combinou artes visuais, artes cênicas, música, dança, poesia desenvolvidas com mecanismos que permitiam a participação do público na cena proposta, que, por isso mesmo, tinha estrutura flexível. O "happening" ocorreu em tempo real, não havendo separação entre público e espetáculo.

"O artista não é papel carbono, cuja função é copiar servilmente algo já existente; ele é um agente creador, que deve dar algo de seu e de si mesmo quando age artisticamente”. (H. Rohden)

O evento foi realizado pelos alunos do Colégio Monteiro Lobato - Anglo/Itapeva (Ensino Fundamental e Ensino Médio) e parceiros como o Professor Luciano (músico e professor incentivador há 27 anos), o artista plástico, professor e Ilustrador Edson Panis, o Ilustrador Washington Ribeiro, a Banda Bate-Lata da Apae de Itapeva com o diretor André Ribeiro Queiroz, músico Márcio, a Instrutora de Yoga Soraia Nunes Machado.

O objetivo desse projeto é o despertar da criatividade, expressividade, confiança e autonomia, estimulando nos alunos, através da história da arte, seus mestres e conexões, a reflexão das nossas ações, potencialidades e compromisso com o fazer artístico além dos muros da escola.

"Há escolas que são gaiolas, e há escolas que são asas".

Entre música, poesia, alegria e exposição de artes visuais (desenhos, pinturas, instalações) o público pôde circular nos espaços preenchidos pela arte e participar do "Acontecimento" artístico.

É função da arte sensibilizar, encantar, libertar e refletir padrões e atuação na sociedade. É através da arte que encontramos formas e cores de manifestar nossos sentimentos mais profundos. Arte é tudo que incentiva.

 "Pintar é libertar-se e isso é o essencial" - Pablo Picasso 

PINTURA EM TELA COM ALUNOS DO 5º ANO (FUNDAMENTAL I);

INSTALAÇÃO DE ORIGAMI - MATHEUS TEODORO (5º ANO);

EXPOSIÇÃO DE TELAS - BRUNO COUTURATO (2º ENSINO MÉDIO);

CALEBE - TELA (8ºANO);

MARIA EDUARDA PATRIARCA -Tela (1º ENSINO MÉDIO);

ISABELLA MARIOSI - DESENHOS - (2º ENSINO MÉDIO)

PRISCILA KNAPP - DESENHOS - (2º ENSINO MÉDIO)

HELENA (8º ANO)

PAINÉIS CONFECCIONADO PELOS ALUNOS (TONDO, AUTORRETRATO (Pesquisa de Pablo Picasso), RELEITURA DA OBRA MONA LISA (Da Vinci), OPERÁRIOS (Tarsila do Amaral), ENTRE OUTRAS PROPOSTAS DE ATIVIDADE ARTÍSTICA

EXPOSIÇÃO DE PINTURAS (TELAS) - Artista Plástica, bailarina e professora de artes FLÁVIA ABDALLAH.

As obras estarão expostas até o dia 05 de novembro. Vale conferir.

(O primeiro HAPPENING realizado pela artista plástica e bailarina Flávia Abdallah aconteceu em outubro de 1993, na Casa da Cultura de Itapeva, Festival Despertar da Primavera, a convite do secretário e Professor Newton Moura Müzel.)

Flávia Abdallah - Bailarina profissional (DRT 9440) desde 1991. Formada em Artes Plásticas pela Panamericana Escola de Arte e Design (2009). Pesquisadora da expressividade humana e manifestações artísticas. Professora de Artes. Incentivadora.

Capa da última edição

capa IN

Curta-nos no Facebook