parque rupestre 965A reserva possui 90 alqueires de mata nativa com rica biodiversidade entre seus paredões rochosos, ideais para a prática de rapel ou escalada e uma linda cachoeira com 30 metros de queda

O município de Itapeva está inserido numa região de transição dos ecossistemas de Mata Atlântica e Cerrado. Com ambientes diversificados compõe um mosaico de florestas, campos rupestres, cerrados, rios, lageados e cachoeiras. Distante apenas 14km do centro de Itapeva, a Fazenda da “Nona” Zina Fraccaroli, é uma propriedade produtora de grãos como soja, milho, feijão e trigo. Também produz gado da raça Santa Gertrudes. Com seus 330 alqueires de área, possui algumas joias como 90 alqueires de mata nativa com rica biodiversidade entre seus paredões rochosos ideais para a prática de rapel ou escalada, o rio Taquari-Guaçu, uma linda cachoeira com 30 metros de queda e açudes. Seu diferencial é antigo abrigo indígena com inscrições rupestres que remetem aos povos Kaingangs, que ocuparam a região sudoeste do estado a mais de 2000 anos.

Cachoeiras

O município conta ainda com 45 cachoeiras. Em geral, são cachoeiras com cerca de 2 a 50 metros de altura, apropriadas para a prática de rapel e algumas podem ser visitadas mediante a autorização prévia.

Cânion Pirituba

O Cânion Pirituba está localizado numa área de transição entre o Cerrado e a Mata Atlântica. É aqui onde se localiza uma de suas extremidades que se estendem até o estado do Paraná. Distante apenas a 40 km do centro da cidade, o Cânion é denominado como Escarpamento Estrutural de Furnas, uma formação em arenito que constitui em um raro Sítio Geomorfológico no Brasil. O cânion é um depósito glacial marinho que se fundiu ao longo de milhares de anos. Neste passeio você poderá contemplar os mirantes com seus paredões de até 120 m de altura e se refrescar nas cachoeiras e piscinas naturais de águas cristalinas.

Saltinho do Coqueiral

O distrito da Areia Branca é referência no município de Itapeva no cultivo de orgânicos, ou seja, verduras e legumes sem a adição de adubos químicos e agrotóxicos. O Saltinho do Coqueiral fica na divisa entre os municípios de Itapeva e Guapiara. O sítio preserva, além da horta orgânica, uma linda cachoeira e pequenas trilhas, que proporcionam um contato direto com a vida no campo.

Fonte: Itapeva Viagens e Ecoturismo / Secretaria de Turismo de Itapeva

Capa da última edição

capa IN

Curta-nos no Facebook