Recesso

Olha só que beleza: os vereadores só retornam ao batente no próximo dia 3 de agosto depois de “merecidas férias”. Está mais que na hora da Câmara Municipal rever o próprio regimento e acabar com esse abuso que só prejudica a população. Com apenas duas sessões ordinárias na semana, o recesso no meio do ano só aumenta o constrangimento para aqueles que já são acusados de não trabalhar. Vamos trabalhar mais e honrar o salário que é pago pelo contribuinte. Vale a pena ressaltar que alguns estão em franca atividade mesmo sem a realização das sessões. Estive na Casa de Leis ontem e encontrei o Dr. Pedro Correia, Oziel Pires e a Wiliana.

Fim do privilégio

A boa notícia é que há inúmeras iniciativas exigindo a redução dos recessos parlamentares em todo o país. O projeto mais importante ganhou força em 2006, durante o processo do Mensalão, quando a Câmara dos Deputados aprovou uma Emenda Constitucional reduzindo o recesso do Congresso para 55 dias. Antes era de 90 dias. Férias devem ocorrer para quem é assalariado, já o político eleito deve estar à disposição dos eleitores já que os problemas não tem férias.

Pressão

No caso dos deputados e senadores, o recesso até se justifica já que esses parlamentares estão distantes de suas bases, mas não deixa de ser vergonhoso. Quem terá coragem de apresentar tal proposta moralizadora da Casa de Leis? A população bem que poderia começar a cobrar, o que acham? Férias só para trabalhadores.

Passageiros

Nota 10 para a Prefeitura pela ampliação do número de pontos de ônibus em toda a cidade. Esta é a melhor forma valorizar o usuário do transporte público. Depois que mostramos a reclamação dos moradores do Jardim Kantian, foi instalado um novo abrigo na Rua Rodrigues Lopes com cobertura, assento e proteção contra o vento e a chuva. O Residencial das Rosas e o Jardim Bela Vista também foram contemplados. O que é bom deve ser elogiado.

Transparência

A Câmara aprovou na sessão ordinária da quinta-feira (13) o projeto de resolução nº 7/2017, de autoria da vereadora Débora Marcondes (PSDB), propondo alteração do regimento interno do Legislativo. A iniciativa é um grande passo, pois trará maior transparência sobre todos os projetos de lei levados ao Plenário com os pareceres favoráveis e desfavoráveis das Comissões. Uma atitude louvável dos nossos representantes que deve ser enaltecida.

Trânsito

A Rua Geraldo Alckmin mudou de direção. Desde segunda-feira (17), o Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) inverteu a mão e agora os motoristas não podem mais descer no sentido Unesp-Terminal Rodoviário. A mudança havia sido solicitada por moradores desde o dia 20 de maio passado, quando um veículo perdeu o controle e bateu em outros dois carros que estavam estacionados na igreja Assembleia de Deus.

Zona Azul

Por falar em mudanças no trânsito, o Demutran está trabalhando para ampliar a área de cobertura da Zona Azul visando a disponibilização de novas vagas para o trânsito caótico na cidade, especialmente aos sábados. Atualmente a área de cobertura da Zona Azul disponibiliza cerca de 900 vagas para veículos e outras 471 vagas gratuitas para as motocicletas. Qual o valor arrecadado? Onde esse valor é investido? Seria importante a população saber, não é?

Observatório

A ONG Juntos Por Itapeva e o Observatório Social do Brasil (OSB) somam forças para trabalhar pelo fortalecimento do controle social e da cidadania em Itapeva. Nesta sexta-feira (21) haverá a primeira reunião a partir das 20h, no auditório da Câmara Municipal. Que essa iniciativa renda muitos frutos e contribua para a melhoria da gestão pública e o combate à corrupção. Já passou da hora da sociedade acordar e cobrar soluções das autoridades. Urgentíssimo.

Trabalho
Como era de se esperar, a visita do deputado Antônio Goulart (PSD) rendeu frutos ao nosso município. Logo que desembarcou em Itapeva, ele anunciou a destinação de emenda no valor de R$ 260 mil que será investida em obras de pavimentação no Distrito Industrial. Não canso de elogiar o deputado. Como afirmei acima, este é o caso em que o recesso parlamentar é mais que justificado já que sobra disposição do parlamentar (nem todos) para visitar suas bases eleitorais. Alguns receberam diversos votos e nunca mais voltaram não é Milton Monti?

Santa Casa

A situação da Santa Casa está resolvida no que se refere às cirurgias eletivas e elas já estão sendo retomadas. Mas é chegada a hora de cobrar os demais municípios da região para que todos possam contribuir para que o hospital não volte a ter problemas financeiros. Sabemos que os recursos repassados pelo SUS são insuficientes para atender a demanda de pacientes e é por isso que o acordo entre o município de Itapeva e a Santa Casa merece todos os elogios. Mandar somente pacientes para a entidade é muito cômodo e só gera despesas.

Rotina

A falta de médicos que atendem na rede pública foi tema de uma reunião extraordinária da Comissão de Saúde do Legislativo e o secretário de Governo e Negócios Jurídicos, Dr. Antônio Rossi Jr, realizada na última quarta-feira (19). A falta de estrutura nas unidades de atendimento também foi abordada e o diagnóstico é aquele que já conhecemos: falta estímulo para a contratação de novos profissionais e dinheiro para a ampliação do quadro de técnicos. Concordamos com tudo o que foi discutido, mas já passa da hora dos profissionais da área darem sua contribuição para a melhoria em função do nosso povo.

Miss Itapeva

A vitória de Fabiana Santana em Itapeva em um dos concursos que mais atrai a atenção da população brasileira foi unanimidade entre o público presente nas dependências do Centro de Eventos Jubileu. A linda morena fez a diferença e deu um show na passarela.

Miss Itapeva II

A vinda de jurados de outras localidades fortaleceu o resultado e deu um brilho especial a realização que contou com a presença da Miss Pernambuco Lara Rajczuk e do representante do Miss Brasil Luiz Fernando Ramos.

Miss Itapeva III

O próximo passo é encaminhar uma representante para o Miss São Paulo. Já conquistamos alguns amigos que nos ajudarão nesta nova empreitada.

Miss Itapeva IV

O prefeito Luiz Cavani que fazia parte do júri não escondia a satisfação de ver o sucesso que foi o evento organizado pelo Jornal Ita News com o apoio da Prefeitura Municipal. Em 2018 estaremos de volta.

É ela

Fabiana Santana já está inscrita no Miss São Paulo infanto/juvenil, já que a nossa bela itapevense tem apenas 16 anos. Dentre as demais 11 concorrentes estaremos escolhendo a nossa representante para tentar uma vaga na final do Miss São Paulo 2018.

 

Capa da última edição

capa IN

Curta-nos no Facebook