Duplicação

Uma das maiores conquistas que o movimento e a cidade conseguiram foi a adesão do presidente da OAB Marcelo Moura que fortaleceu demais o ato. É a primeira vez que vejo um presidente da entidade envolvido em uma ação popular. Nota 1000.

Duplicação II

A participação da vereadora Debora Marcondes mostra que o Legislativo pode sim se fazer presente em uma ação que beneficiará a todos. A omissão de um vereador é o maior crime que pode ser feito contra o povo que o elegeu.

Duplicação III

Alguns mandaram representantes, mas...

Duplicação IV

Quem faz campanha contra, como os fakes que são pagos e têm políticos como informantes só fazem com que a cidade caminhe para trás, que é o que muitos querem. Quanto mais o povo sofrer ou não crescer, os mesmos se perpetuam.

Duplicação V

Vocês que se fizeram presentes deram um show de cidadania e respeito às vítimas e ajudaram a despertar o interesse da TV TEM que foi fenomenal em apoio à causa. Obrigado ao repórter Victor que mostrou ser um grande parceiro.

Fã de fake?

Sentado em seu cargo conquistado pela internet, o assessor do deputado Ulysses Tassinari, vulgo Márcio Gouveia, não cansa de apreciar o Antagonista, Zé Bonito e Júlio Prestes. Isso pode em horário de serviço onde recebe dinheiro de contribuintes? O dinheiro do povo usado para admirar pessoas que são contra a duplicação e querem destruir muitos. Pode? Una-se a quem mente pelo Zap que levarão o deputado a ser criticado por muitos sem merecer. Dr. Ulysses merecia uma assessoria bem melhor. Trabalhem pelo deputado sem desmerecer os outros em horário de serviço.

Falando nisso

Nos informamos na Prefeitura Municipal sobre um funcionário que em horário de expediente discutia com este colunista em favor do réu confesso, que segundo o boletim de ocorrência foi o causador do acidente que vitimou Verônica Dias. Está faltando serviço na Prefeitura? Dá tempo de fazer Habeas Corpus e discutir pelo Zap em horário de serviço?

Pedido para o asilo

Correu em vários grupos um “print” em que o Asilo estaria precisando de mantimentos, pois tinha estoque para apenas três dias. Um absurdo o que fazem com tão importante instituição. O pior é que tem gente que quer arrecadar e ao invés de mandar para o Asilo pede que entregue em sua residência ou casa. Estranho, muito estranho.

Comprometimento

Se existe uma pessoa que desconhece a crise e não a usa como desculpa é o secretário de Administrações Regionais de Itapeva, o popular Toninho Bucho. Competente e sempre disposto 24 horas por dia, ele está dando cara nova as estradas da zona rural. Esse realmente merece o cargo.

Confirmado

Dia 15 de agosto é o dia D para a cassação ou não da chapa liderada por Luiz Cavani no TRE. chegou o momento de saber quem está com a verdade e dar um fim a esta novela que dura anos e faz com que Itapeva caminhe para trás. A região inteira tem seus prefeitos com novas conquistas e aqui nada. Será por causa do processo ou a assessoria e o prefeito esqueceram o que prometeram em campanha?

É ela

Enquanto a oposição tenta de todas as formas ofuscar o seu trabalho, a prefeita Cecé cresce a cada dia no conceito da população. Taquarivaí caminha a passos largos para um crescimento há muito aguardado.

Homenagem
Cerca de 80 pessoas responderam ao convite e participaram do nosso ato, todas dignas de muitos agradecimentos por terem deixado suas residências em prol de uma causa justa e necessária. Muitos se emocionaram com a homenagem à estudante Verônica Dias, assim como à família de
Mauro Ferraz dos Santos e Marina Cecília Ferraz dos Santos, que morreram há dois anos num grave acidente na estrada vicinal Espiridião Lúcio Martins. Até hoje o motorista que provocou o acidente não foi punido. Ele dirigia embriagado, segundo o boletim de ocorrência.

A luta continua
Determinado, o grupo de manifestantes decidiu pela criação do Comitê em Defesa da Duplicação da SP-258, que será permanente até que o governo do Estado atenda as reivindicações da população itapevense. A primeira reunião está marcada para esta sexta-feira (11), a partir das 19 h, na sede do SINTICOM, e qualquer pessoa pode participar. Todos os vereadores foram convidados através de ofício nominal. Esta será a segunda tentativa de contar com o apoio dos nobres edis.

Abandono
Após a saída de quatro integrantes da Comissão de Direitos Humanos do Legislativo, a vereadora Débora Marcondes subiu à Tribuna para lamentar a decisão e apontou para o risco de enfraquecimento das comissões relacionadas às políticas públicas.
  “Hoje faz 11 anos que a lei Maria da Penha foi criada e coincidentemente eu vi que quatro vereadores deixaram as comissões de Direitos da Mulher, dos Idosos e da Criança e do Adolescente. A gente fala das comissões de Cultura, de Obras, dos Animas, mas a comissão de Direitos Humanos é primordial”. Ridículos.

Trabalho
A decisão tomada em conjunto por Rodrigo Tassinari (PV), Tião do Táxi (PR), Sidnei Fuzilo (PP) e Jeferson Modesto (PMDB) não foi tomada da noite para o dia. Trata-se de uma estratégia para isolar a vereadora Débora, conforme antecipou esta coluna semanas atrás. Ela é a vereadora mais atuante e paga um preço alto pela exposição que, consequentemente, gera reconhecimento e isso incomoda os colegas.  Lamentável a postura dos vereadores que na tentativa de ofuscar o trabalho de Débora abandonam o povo. Vergonhoso e digno de uma representação no Ministério Público.

Polêmica
Em relação à Comissão de Direitos da Mulher, Débora cobrou apoio das vereadoras Wiliana (PR) e Vanessa Guari (PMDB).
“Eu convido as duas vereadoras atuantes desta Casa de Leis para que compartilhem a causa, porque na Comissão das Mulheres só têm homens, meu Deus do céu”. Em uma Câmara majoritariamente masculina, a vereadora segue incomodando ao debater temas polêmicos. Abracem a causa, meninas, o povo as elegeu para que fosse defendido e não para defender seus pares. Se a vereadora Débora errar que ela seja responsabilizada e não boicotada.

Passado
Cabe lembrar que toda a polêmica envolvendo o debate sobre os direitos humanos, da mulher e da criança e do adolescente não é exclusiva desta Legislatura. Em outros tempos, a ex-vereadoras Setembrina Oliveira e Áurea Rosa também não arredavam pé quando subiam à Tribuna para defender suas convicções. Agora...

Merenda
Alexsander Franson (PMDB) voltou a reclamar que está faltando merenda nas escolas municipais e anunciou que uma comissão de vereadores visitará algumas delas para ver a extensão do problema.
“Recebi diversas reclamações de que está faltando merenda nas escolas e quero comunicar que nós iremos até as escolas para ver como está a situação. A merenda escolar é prioridade, pois o dinheiro vem do governo federal e não tem recurso municipal”. Já passou da hora do Legislativo fiscalizar o Executivo que finge que faz alguma coisa e os vereadores fingem que acreditam.

Raio X
Falando em seguida, Laércio Lopes (PMDB) sugeriu que a comissão elabore um relatório com todas as informações coletadas durante a visita e defendeu a convocação do secretário municipal Andrei Müzel. “Com base nesse relatório poderemos nos reunir com o secretário para ver o que realmente está acontecendo”. Seria importante discutir em aberto as falhas do orçamento deixado pela administração passada o qual o nobre vereador fez parte. Onde estão as verbas para o pagamento da Santa Casa? E o cartão de alimentação dos funcionários?

Aí sim

O vereador Margarido ficou indignado com a situação da Escola Professor Newton de Moura Müzel onde, segundo o mesmo, o telhado corre o risco de cair. A visita era para fiscalizar a merenda e os representantes da Casa de Leis não se conformaram com a situação. Disse Margarido: “Só na sala da diretora e da cozinha que o forro é de PVC. Cai cupim direto na mesa. Há ainda fezes de rato que caem da parede”.  Os vereadores protocolaram ofícios no Ministério Público, Defesa Sanitária, Bombeiros e Prefeitura pedindo vistoria no local urgente. Tenho a certeza de que o fato não foi comunicado anteriormente ao secretário Andrei Müzel que preza pela qualidade do atendimento aos alunos da rede municipal, mas nota 10 aos vereadores envolvidos.

Agricultores
Uma proposta do vereador Edivaldo Negão (PSD) institui a Semana Municipal da Agricultura Familiar a ser comemorada, anualmente, na última semana de julho. A iniciativa é bem-vinda no momento em que os agricultores lutam para a ampliar o fornecimento de hortifrútis na merenda escolar. Muito bom.

Missão Impossível

Duas missões muito difíceis nos dias de hoje, eu diria até que impossível: ser atendido por telefone na Câmara Municipal e no Conselho Tutelar. O cumprimento do horário deve ser fiscalizado também, ou cabos eleitorais de luxo podem entrar a hora que quiserem?

 

Capa da última edição

capa IN

Curta-nos no Facebook