casos de roubos 958Itapeva vem sofrendo com uma onda de roubos nas últimas semanas que vem assustando a população.

Há registro de roubos onde as vítimas além de ameaçadas acabaram sofrendo agressões físicas. Os bandidos fazem uso de armas brancas e de fogo para intimidar as pessoas e conseguir subtrair o que desejam, no caso de estabelecimentos comerciais os bandidos levam dinheiro e produtos do local, já nos crimes registrados contra pessoas o alvo em sua maioria são os celulares.

De acordo com o Capitão PM Vilmar Duarte Maciel, comandante da 1ª CIA/PM de Itapeva a maioria dos casos acontecem no horário comercial, no entanto, há registros de roubos realizados durante a noite e também de madrugada. Capitão Maciel conta que diante da situação a Polícia Militar em intensificando o policiamento e focando principalmente a abordagem a motociclistas, umas vez que na maioria dos casos há motos envolvidas.

Além de explicar as ações que a Polícia está tomando para combater o delito, o comandante também deu dica de como a população deve agir diante de algumas suspeitas. Confira:

IN- Como a Polícia vê essa situação atípica no município?

Maciel- Vários fatores influenciam essa situação, temos hoje um aumento muito grande de pessoas que ficam mendigando na cidade e essas pessoas muitas vezes são pegas em flagrante, furtando lojas, furtando objetos de pessoas, principalmente na área comercial no Centro, é o período que mais acontece isso, então já tivemos várias ocorrências nesse sentido, que se deve também a situação econômica do pais hoje que gera falta de emprego e muitas pessoas acabam procurando meios mais fácil de obter dinheiro, principalmente através de práticas de furtos e de roubos.

IN- O que está sendo feito para combater esse delito?

Maciel- Nós estamos intensificando o policiamento com a ROCAM (Ronda Ostensivas Com Apoio de Motocicletas) e também com as viaturas policiais que ficam no horário comercial mais atentas a área central com vistas a esse movimento grande de pessoas fazendo pagamento de contas, sacando dinheiro em banco, aumentamos também abordagem a motos com duas pessoas, pois é o que geralmente está acontecendo, pessoas de moto efetuando furtos e roubos na cidade.

IN- Quais horários esses crimes em Itapeva estão mais propícios a acontecer?

Maciel- Estamos analisando e verificamos que é sempre no horário comercial em sua maioria, ou seja, é a hora que a circulação de dinheiro está acontecendo, então estamos intensificando o policiamento nesse momento também.

IN- Vemos que os bandidos estão agindo a pé ou de moto com emprego de violência física, qual é a dica para a população?

Maciel- Um conselho que dou é que quando as pessoas vierem pagar contas, principalmente as pessoas mais idosas que venham acompanhadas de outras pessoas, procurem se atentar ao sacar dinheiro do banco ou circular com quantias grandes de dinheiro, não fazer maços de dinheiro ou colocar na carteira fazendo volume, isso chama atenção do infrator também, se vai sacar dinheiro no banco verifique se não está sendo seguido por uma moto, um carro, se percebeu que está sendo seguido entre dentro de uma loja, peça socorro, ligue 190 ou se avistar uma viatura vá até ela e conte que está sendo seguido e o policial vai averiguar a situação, então primeiro tente dividir esse dinheiro que carrega no bolso, ao sacar dinheiro, verifique se não há pessoas sondando e depois seguindo após sair do banco ou de uma loja. E pedimos a ajuda da população que se viu alguém em atitude suspeite ligue para a Polícia Militar através do 190 ou se souber de alguém que está praticando esse tipo de crime é só denunciar via o telefone 181 onde a pessoa não precisa se identificar.

Capa da última edição

capa IN

Curta-nos no Facebook