ame 930A Secretaria de Estado da Saúde realizou novamente a pesquisa de satisfação com os usuários dos AME´s de todo o Estado. Pelo segundo ano consecutivo, o AME de Itapeva conquista excelente índice e ocupa a primeira colocação da região de Sorocaba

Pesquisa de satisfação realizada pela Secretaria de Estado da Saúde mostra que os AMEs (Ambulatórios Médicos de Especialidades) tem 96,7% de aprovação na avaliação geral. O AME Itapeva foi avaliado com 99% de aprovação, ficando no topo da lista dos melhores. O ambulatório é gerenciado pela Santa Casa de Itapeva.

No ano passado, o índice de aprovação do AME Itapeva foi de 98,5% de aprovação. O resultado deste ano mostra que com alguns ajustes foi possível melhorar ainda esse índice. “Estamos sempre em busca do melhor resultado. Aumentar 0,5% nos motiva a trabalhar com ainda mais dedicação para chegar aos 100%”, comemora Natália FaccoNalesso, coordenadora administrativa do AME Itapeva. “Com base na pesquisa vamos analisar quais são os nossos pontos mais fracos e estudar estratégias para buscar a excelência”, completou.

A pesquisa, realizada em 2016 com pacientes e usuários dos AMEs, é baseada em seis quesitos: espaço físico, atendimento da recepção, atendimento da equipe médica e da equipe de enfermagem, atendimento de outros profissionais e ambulatório.

“Avaliar e monitorar continuamente nossas unidades é fundamental para identificarmos o que é preciso aperfeiçoar e o que tem sido exitoso. Os resultados positivos obtidos com essa pesquisa comprovam a qualidade dos nossos AMEs e evidenciam nosso compromisso de ofertar um bom atendimento em nossos serviços”, afirma David Uip, secretário de Estado da Saúde.

Para o superintendente da Santa Casa de Itapeva, Organização Social gestora do AME Itapeva, o resultado é fruto de uma filosofia que a Instituição tem como lema. “Costumo sempre propagar aos nossos colaborares a ideia de que sempre devemos fazer mais e melhor. Estar entre os melhores do Estado é a concretização disso. Temos colaboradores comprometidos com o resultado e o mérito é todo deles”, disse.

Na opinião da coordenadora médica do AME, Dra. Carla Ramagnoli de Arruda, o resultado da pesquisa demonstra o que na prática acontece diariamente no Ambulatório. “Os pacientes e seus acompanhantes querem ser atendidos no AME porque sentem-se acolhidos pela recepção. Os horários das consultas são respeitados e eles recebem atendimento de qualidade e com possibilidade de realização da maioria dos exames no mesmo local. Pouquíssimas clínicas particulares e de convênios disponibilizam atendimento desta forma, mesmo nos grandes centros, de forma que a população do SUS da nossa região é privilegiada por ter um AME que realmente funciona como deve ser”, explica. 
Sobre os AME´s

O objetivo dos AMEs é proporcionar atendimento de forma próxima e acessível ao cidadão, por meio da prestação de um conjunto de serviços que garantam uma intervenção rápida e eficaz, a fim de promover o diagnóstico precoce, orientar a terapêutica e ampliar a oferta de serviços ambulatoriais especializados, atendendo à necessidade regional nos problemas de saúde que não podem ser plenamente diagnosticados ou orientados na rede básica, pela sua complexidade, mas que não precisam de internação hospitalar ou atendimento urgente. 

Capa da última edição

capa IN

Curta-nos no Facebook