semana do bebe 938Atividades para mães e gestantes serão realizadas em todos os postos de saúde do município, visando combater a mortalidade infantil

A Secretaria Municipal de Saúde estará realizando até o dia 31 de maio em todos os postos de saúde do município, a 2ª edição da Semana do Bebê, com atividades direcionadas a mães e gestantes, com o intuito de combater a mortalidade infantil.

Palestras sobre aleitamento materno, cursos de capacitação para médicos e enfermeiros sobre partos, oficinas de alimentação saudável para bebês a partir do 6º mês, orientações sobre primeiros-socorros e prevenção de engasgos, são algumas das ações que serão promovidas neste período.

O evento que este ano passa a fazer parte do calendário oficial do município, tem a participação das 23 unidades de Saúde das zonas urbana e rural, que abordarão temas relacionados ao bem-estar e qualidade de vida das crianças.

A Semana do Bebê foi aberta oficialmente no dia 9 de maio, com a realização de uma oficina de alimentação saudável pela nutricionista Andréia Duron Cury para as mães assistidas pelo Projeto Viver e Centro Materno Infantil.

Uma cozinha experimental foi montada no Centro Materno Infantil, onde foram feitas papinhas à base de carne, vegetais e legumes. As mães receberam todas as orientações necessárias sobre os alimentos que devem ser ingeridos pelos bebês a partir do 6º mês.

A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Itapeva também participou neste dia, da entrega de 40 enxovais às gestantes assistidas pelo Projeto Viver. Os Kits Maternidade compostos por macacões, fraldas descartáveis, meias de lã e cobertores foram confeccionados por voluntárias da Casa da Amizade.

Para a secretária municipal de Saúde, Maria Eliza Ferraresi, a 2ª edição da Semana do Bebê é de extrema importância, pois é uma forma de mobilizar mães e gestantes no combate à mortalidade infantil. “As pacientes assistidas pelas nossas unidades de Saúde terão acesso a uma série de informações que irão contribuir para o fortalecimento da saúde de seus bebês. Trata-se de uma prestação de serviços que estamos fazendo à comunidade”, destaca.

No dia 29 de maio, terá a Carrinhada, com a participação de mães do Projeto Viver, Centro Materno Infantil e Rede de Atenção Básica. Elas percorrerão com seus carrinhos de bebês, o Calçadão Dr. Pinheiro, com saída às 9h em frente à Secretaria de Cultura, descendo pela Praça Anchieta, para a realização de atividades de yoga para mães e bebês. O encerramento do evento será no dia 31 de maio, às 14h na Câmara Municipal de Itapeva.

Capa da última edição

capa IN

Curta-nos no Facebook