santa casa 962Hospital oferece serviços de alta complexidade para doenças circulatórias, entre eles, angiografias e angioplastias

No avançado centro de Hemodinâmica da Santa Casa, podem ser realizados diagnósticos e tratamentos de doenças vasculares de alta complexidade, usando técnicas minimamente invasivas, como angiografias, popularmente conhecidas como cateterismos, angioplastias com balões e stents, entre outros. “A angiografia é o método de eleição para o diagnóstico de algumas doenças vasculares, como as obstruções ou “entupimentos” das artérias dos membros inferiores, oferecendo informações detalhadas e guiando a melhor forma de tratamento, como por exemplo, as angioplastias, que consistem na desobstrução das artérias pela utilização de stents”, explica o médico cirurgião vascular Dr. Flávio Ruzafa.

Na Santa Casa, Dr. Flávio Ruzafa, Cirurgião Vascular e Endovascular com título de especialista pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), será o profissional responsável pela execução desses serviços. Graduado pela Universidade Federal do Acre (UFAC), onde também realizou residência médica em Cirurgia Geral (Hospital das Clínicas do Acre/UFAC). Deu continuidade em sua formação no Estado de São Paulo, realizando residência médica em Cirurgia Vascular no Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS) e, em Botucatu (UNESP), concluiu residência médica nas áreas de Ecografia Vascular com Doppler e Angiorradiologia e Cirurgia Endovascular.

Segundo ele, que também presta atendimentos no AME (Ambulatório Médico de Especialidades de Itapeva) e na Clínica Santa Saúde (particular e convênio) esse serviço é de extrema importância para os pacientes de Itapeva e região que precisam desse tipo de tratamento. “Alguns desse tratamentos estavam sendo realizados fora do município, sendo que o hospital tem excelente estrutura em sua Unidade de Hemodinâmica“, destaca.

Dr. Flávio Ruzafa explica que a maioria dos pacientes procura um cirurgião vascular quando tem varizes, dor ou inchaço nas pernas. No entanto, a especialidade é responsável também pelo diagnóstico e tratamento de uma série de outras doenças que envolvem o sistema circulatório, como trombose, pé diabético, erisipela, aneurismas, entre outras. Para todas, faz-se necessário uma avaliação cuidadosa para que seja indicado o tratamento mais adequado. “Temos avanços médicos consideráveis na área da cirurgia vascular. Além dos tratamentos menos invasivos pelas técnicas endovasculares, dispomos ainda do Doppler vascular ou ultrassom vascular, através do qual podemos obter imagens dos vasos sanguíneos e do fluxo de sangue de diversas partes do corpo, sem efeitos colaterais ou contraindicações para sua realização, possibilitando ou contribuindo para o diagnóstico das doenças arteriais e venosas”, explica.

Alguns dos benefícios da Hemodinâmica:

Possibilita o diagnóstico e tratamento de doenças cardiovasculares;

Permite realizar angiografias (cateterismos) para investigar presença de placas de gordura nas artérias do coração ou membros inferiores;

Investiga alterações nas artérias renais que podem levar a alterações da função renal ou da pressão arterial;

Avaliação e tratamento das artérias do pescoço (carótidas), que podem causar o Acidente Vascular Cerebral;

Tratamento dos aneurismas e dissecções da aorta;

Tecnologia: O equipamento de Hemodinâmica Artis Zee Floor, da marca alemã Siemens, é de última geração. Foi adquirido com verba própria da instituição, fruto de um grande esforço para aumentar a complexidade hospitalar e atender a grande demanda da região.

Capa da última edição

capa IN

Curta-nos no Facebook