Na sexta-feira (29), aconteceu no Centro de Referência do Idoso na Vila Aparecida, a 4ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. O evento teve como tema principal “Os desafios de envelhecer no século XXI e o papel das políticas públicas”.
O encontro foi uma reflexão e discussão sobre os assuntos propostos, como estratégia na garantia de direitos da pessoa idosa. Tratou-se de um espaço para avaliar a execução das ações de política social para as pessoas idosas, afirmar a garantia dos direitos sociais, além de subsidiar planos e projetos.
Fizeram parte da mesa de honra: o secretário de Desenvolvimento Social, Luciano de Oliveira, que representou o prefeito Luiz Cavani; a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Itapeva, Sarah Cristina Morais; vereadora Williana Cristina Souza(representante do Poder Legislativo),o geriatra do Centro de Referência do Idoso, Leonardo Cesar Tassinari, a enfermeira do Centro de Referência do Idoso, Simone Colturato, que representou a secretária municipal de Saúde, Maria Eliza Ferraresi; a representante do Grupo Melhor Idade do Cras Maria Tereza Miranda Franson, a diretora do Drads de Itapeva, Franciele Panaino e Edson Canadeu Júnior, assistente social do INSS de Itapeva, além do vereador Edivaldo Negão.
Em seu discurso, o secretário de Desenvolvimento Social, Luciano de Oliveira, disse que a conferência tem o intuito principal de melhorar a qualidade de vida dos idosos, por meio de políticas públicas. “Nós agentes públicos temos a obrigação de pensar no bem-estar das pessoas idosas, porque vocês são exemplos para a sociedade e já deram as suas contribuições. Vocês são sinônimo de alegria, sabedoria, vontade de viver e temos muito o que aprender com os conselhos dos idosos”, destacou o secretário.
Na ocasião, houve também palestra com o assistente social do INSS de Itapeva, Edson Canadeu Júnior, que falou sobre o tema: “Os desafios de envelhecer no século XXI e o papel das políticas públicas”.
Estiveram presentes no evento os seguintes grupos da Terceira Idade: O Grande Saber, Vivendo com Alegria e Sabedoria, Vida Nova; as entidades Lar Vicentino, Vila Dignidade e Centro Dia do Idoso, Grupos da Terceira Idade do Cras do Vila Nova e Jardim Maringá.