O evento fez parte do lançamento do Programa Vizinhança Solidária no município e contou com mais de 2 mil pessoas
Na quarta-feira (10), aconteceu nas dependências da Escola Estadual Otávio Ferrari em Itapeva, a 1ª Feira de Profissões da Polícia Militar, juntamente com o lançamento do Programa Vizinhança Solidária, uma iniciativa do 54° Batalhão de Polícia Militar do Interior, com o apoio da Prefeitura Municipal. O Programa Vizinhança Solidária/ Escolar (PVS) da Polícia Militar do Estado de São Paulo tem se sagrado como uma das mais eficientes ferramentas de Polícia Comunitária voltada para a mobilização social em prol do fortalecimento da Cultura de Paz.
Com uma abertura emocionante, em que os alunos da escola entoaram o Hino Nacional juntamente com os Policiais Militares e com hasteamento das bandeiras nacional, estadual e municipal, o evento se estendeu durante todo o dia e contou com exposição de cães, viaturas, equipamentos utilizados no combate ao crime, em salvamentos e no combate a incêndios. As faculdades Anhanguera e FAIT estiveram presentes com seus estandes e alunos para apresentar seus cursos. Segundo a Polícia Militar, a estimativa é de que, pelo menos, 2.000 pessoas entre adultos e jovens passaram pela Escola durante todo o período da exposição.
O evento contou, ainda, com a participação de Unidades do Policiamento Rodoviária, Ambiental, Corpo de Bombeiros, 22° Batalhão de Polícia Militar do Interior (Canil); 53°Batalhão da Polícia Militar do Interior (Cavalaria); e as equipes do 54°BPM/I como Força Tática, Rocam; policiais do PROERD – Programa de Resistências às Drogas e Violência, policiais do policiamento rural e policiais do vizinhança solidária escolar.
O Capitão PM Vilmar Duarte Maciel, Comandante da 1ª Cia. da PM foi o precursor do projeto no município de Itapeva e conta que o objetivo da ação é aproximar a comunidade escolar da Polícia Militar e garantir, dessa forma, uma maior sensação de segurança aos cidadãos. “Atualmente, o Programa Vizinhança Solidária/ Escolar está sendo aplicado em 8 Escolas Estaduais de Itapeva, como projeto piloto. Queremos que todos entendam que a segurança pública deve ser vista como um conjunto amplo de ações, em que as famílias, os alunos dentro das escolas, os professores, os gestores, e a Polícia trabalham em conjunto na prevenção à violência, no resgate e na garantia da sensação de segurança e de tranquilidade, necessários para uma convivência mais prazerosa capaz de estabelecer um vínculo de confiança entre a sociedade e a PM”, argumentou o Capitão Maciel.
Ainda segundo o Capitão, o foco principal das ações do “Programa Vizinhança Solidária Escolar será a realização de palestras por Policiais Militares de diversas modalidades de policiamento (Bombeiros, Rodoviário, Meio Ambiente, e policiamento de área), devidamente capacitados, abordando temas relacionados a questão da violência e da criminalidade que hoje permeiam o cotidiano das escolas.