Formada em Odontologia pela Universidade Paulista (UNIP), na unidade de Sorocaba, a Dra. Tainara Desidera Cruz, também é especialista em Ortodontia pela Facop, além de realizar procedimentos como Bichectomia e toda a parte de clínico geral.
Em entrevista, Dra. Tainara explicou como as técnicas para realizar um clareamento dental, bem como os efeitos colaterais pós tratamento e os cuidados necessários para manter a qualidade. Confira:
IN – Como é processo de clareamento? Como você avalia cada caso?
Dra. Tainara – O processo é simples. Consiste na aplicação do gel clareador deixando agir conforme o tempo indicado para cada paciente! Pode ser realizado tanto em consultório, onde o dentista acompanha todo o processo, ou em casa, com a utilização de moldeiras. Antes da realização do clareamento, precisamos realizar uma avaliação para saber como anda a saúde bucal do paciente, conversar sobre hábitos e restrições.
IN – É um procedimento demorado? É somente uma sessão?
Dra. Tainara – O clareamento realizado em consultório demora em média uma hora. Quando realizado em consultório, sim, somente uma sessão. Já o clareamento caseiro, é um processo que leva alguns dias de tratamento até chegar no resultado final.
IN – Quais os efeitos colaterais após o tratamento?
Dra. Tainara – O efeito colateral mais comum do clareamento dentário é a sensibilidade dos dentes à temperatura. Embora nem todos os casos de clareamento dentário levem à sensibilidade, alguns pacientes a relatam. Esse efeito é temporário, regredindo rapidamente quando suspensas as aplicações.
IN – Tem alguma recomendação depois de realizado o clareamento?
Dra. Tainara – A regra geral é evitar ou reduzir o consumo de alimentos que contenham muitos pigmentos, como molho de tomate, shoyo, beterraba, açaí, chocolate, vinho, café, entre outros, pois eles podem manchar os dentes.
Além disso, devem ser evitados os alimentos ácidos. O clareamento em si não causa sensibilidade, mas pode potencializar a sensação caso a pessoa já sofra com o problema. E, nesse caso, alimentos com acidez elevada só tendem a contribuir com o desconforto do paciente. É preciso ter ainda mais cuidado com alimentos pigmentados ou ácidos nas primeiras 48 horas após o clareamento.
IN – O resultado é imediato?
Dra. Tainara – Com uma sessão já conseguimos uma melhora significativa, mas a quantidade de sessões vai de acordo com o paciente e a indicação do próprio dentista.
IN – Tem algo mais que a Dra. ache importante acrescentar?
Dra. Tainara – Sim, acho essencial reforçar que qualquer tipo de clareamento deve ser acompanhado por um profissional da área. Jamais deve-se realizar qualquer procedimento sem um dentista avaliar seu caso.
Serviço:
Clínica Odontológica Dra. Tainara Desidera
Rua Alexandrino de Moraes, nº 242 – Jardim Maringá
Contato: (15) 99622-6122.