Na quarta-feira, dia 27, na Câmara Municipal, a equipe da Secretaria da Saúde de Itapeva participou como convidada da “Oficina de Trabalho de Arbovirises”. O evento regional é promovido pelo GVE e GVS XXXII. A ação foi voltada para a área técnica de 15 municípios da região, que são os profissionais que trabalham diretamente no combate aos criadouros do vetor da Dengue, Zika Vírus e Chikungunya.
De acordo com informações apresentadas na Oficina, o controle do mosquito depende da constante vigilância nos locais aonde ele mais prolifera, que são as residências e imóveis de modo geral. Deste modo, a participação da população se torna de suma importância para que todos os domicilios de Itapeva sejam fiscalizados pelos próprios moradores. “Todos precisam fazer a sua parte, pois os mais comuns focos criadouros do mosquito estão dentro das casas e é o morador que pode colaborar para que os pontos de reprodução do Aedes aegypti sejam eliminados”, explicou a secretária da Saúde, Maria Eliza Ferraresi.
Além da organização dos trabalhos que serão realizados no combate dos criadouros do mosquito Aedes aegypti, o evento também contou com exposição sobre Arboviroses, realizada pela equipe da Vigilância e Controle de Zoonoses de Itapeva. A exposição mostra larvas do mosquito e possui maquetes que exemplificam como deve ser organizado um imóvel para que nao haja recipientes que possam servir de criadouros para o Aedes.
Entre os dias 25 de novembro e 07 de dezembro acontece a Mobilização Nacional, Estadual e Municipal contra os criadouros do mosquito e todas as ações de Arboviroses, desenvolvidas pelas equipes da Secretaria da Saúde de itapeva, serão ainda mais intensificadas neste período. Toda a população está sendo convocada a inspecionar seus próprios imóveis para evitar a proliferação do mosquito nas casas, que são os locais mais comuns de reprodução.