Há anos que a população de Itapeva clama por políticas públicas voltadas a geração de empregos, em qualquer roda de conversa o assunto sobre a questão no município acaba chegando uma constatação comum, a de que o jovem itapevense hoje só terá futuro se deixar a cidade.
Muitos já tomaram essa atitude, enquanto outros convivem diariamente com a incerteza de portas abertas no mercado de trabalho, primeiro pelas poucas vagas disponíveis e segundo pelas exigências do empregador. Aliada a isso, ainda existe ao longo dos últimos anos diversas empresas fechando as portas, umas definitivamente, outras mudando para municípios que dão mais incentivos aos investidores.
Há pouco mais de um ano para as eleições municipais o tema é um dos assuntos mais abordados pela população quando diz respeito a prioridade do candidato ao Poder Executivo.
Devido a essa preocupação, há uma corrente de cidadãos pedindo uma consciência política aos eleitores para que nas próximas eleições estudem e votem em candidatos que tenham compromisso com o município. O empresário Kiko Carli foi um dos que levantou essa bandeira, pedindo que a população vote em candidatos que tenham acima de tudo respeito por seus eleitores, para que Itapeva não regrida no tempo.
Na própria postagem do empresário, pode-se constatar a veracidade de que investidores deixam o município para se instalarem em cidades onde o gerador de empregos é valorizado. O empresário Rui Pinheiro, sócio-proprietário da Galpin Galvani Pinheiro, contou que hoje estão presentes em Apiaí e Taquarituba, e que deixaram Itapeva por falta de oportunidades, deixando a entender que faltou apoio do poder público.
É possível ver ainda que é unanime a opinião de que o município precisa de pessoas com ideias inovadoras para que o progresso seja uma realidade. Foi citada ainda a área territorial de Itapeva como um dos trunfos para o desenvolvimento da cidade (O município é hoje o segundo maior em área territorial do estado de São Paulo).
Há um consenso também de que falta força política da região que é conhecida como celeiro do estado, devido a sua capacidade agrícola, porém com vias de acessos ainda consideradas pouco atrativas ao investidor, desta forma acredita-se que o próximo gestor de Itapeva deve não só ser atuante no município, mas também unir-se com os demais prefeitos e deputados para traçar um plano de desenvolvimento eficiente para a região.