No dia 4 de dezembro, o município de Itapeva, por meio da Secretaria de Saúde, foi contemplado com uma menção honrosa pelo trabalho em Rede apresentado com o tema “Fortalecimento da rede de atenção à criança e ao adolescente pela construção de fluxo de atendimento integrado”. O evento aconteceu no 2° Encontro de Desinstitucionalização e Fortalecimento das Redes de Atenção Psicossociais – RAPS do Estado de São Paulo.
O trabalho reconhecido foi relatado pela Assessora de Educação Permanente em Saúde, Manuela Teixeira Bentivoglio em parceria com Dalvane Cristina de Morais e Gislaine Pinn Gil, responsáveis pelo setor de Atenção Primária do município, sendo as três articuladoras da Saúde na Rede Intersetorial em desenvolvimento.
A experiência que alcançou grande êxito refere–se à criação e implantação de mecanismos de integração de rede e fluxogramas de atendimento à criança e ao adolescente.
Há mais de dois anos, o município assumiu a atribuição de construir uma rede efetiva de atendimento à criança e ao adolescente e desde então, as áreas da Saúde, da Educação e do Desenvolvimento Social iniciaram um movimento de chamamento de seus dispositivos para encontros mensais e à medida que estes atores foram se aproximando, a rede foi se reconhecendo e se fortalecendo.
Este grupo de representações importantes levantou temas prioritários para discussão e construção de fluxos para esta faixa etária e dentre os temas relevantes, deu ênfase na área da ”saúde mental”, o que culminou em uma capacitação nesta área para estes representantes da rede e demais parceiros integrados na atenção e proteção à criança e ao adolescente.
O comprometimento dos atores e serviços disponíveis na rede e da comunicação efetiva entre eles neste processo de construção foi parte significativa do reconhecimento deste trabalho como experiência vitoriosa.
Para a Secretária de Saúde, Karen Grube Lopez, este é um reconhecimento de todos os envolvidos e uma das motivações para que o trabalho continue, visando principalmente a qualidade e a eficiência nos serviços prestados à população.