BOLETIM OFICIAL DA PREFEITURA:
Munícipe está estável, em acompanhamento domiciliar
BOLETIM Nº 31 – 13/04/2020 – segunda-feira (11h17)
O Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao COVID-19, após reunião com as equipes técnicas da Secretaria Municipal da Saúde, comunica que há 219 casos notificados de COVID-19 em nosso Município desde o início da pandemia. Sendo que:
• 53 casos suspeitos estáveis, em acompanhamento domiciliar;
• 02 casos CONFIRMADOS em acompanhamento domiciliar;
• 02 casos suspeitos internados (01 em estado estável e 01 em estado grave – UTI). Aguardam resultados de exames;
• 05 óbitos suspeitos, aguardando resultados de exames;
• 37 casos notificados descartados (resultados negativos);
• 02 óbitos notificados descartados (resultados negativos);
• 118 altas por cura (melhora clínica).
Observação: os casos descartados incluem-se nos casos suspeitos, de acordo com as normas de vigilância sanitária.
Ressalta-se que os dois pacientes que testaram positivo para Covid-19 estão em isolamento domiciliar e o estado de ambos é estável.
Deliberações diárias:
1) Limpeza e pulverização dos espaços públicos e locais com aglomeração
Considerando os resultados positivos das ações de limpeza e pulverização dos espaços públicos e locais com aglomeração, delibera-se por manter as ações durante o período em que durar a pandemia.
2) Informações e conscientização da população
As ações de informação e conscientização da população devem ser constantes.
3) Ações educativas junto à população
Recomenda-se às demais Secretarias Municipais que disponibilizem servidores para ações educativas junto à população local, com o intuito de levar orientações sanitárias.
4) Alimentação dos alunos vulneráveis
Sugere-se à Secretaria Municipal de Educação que disponibilize alimentação escolar aos alunos em situação de vulnerabilidade social. Tal ação deverá se pautar de acordo com a legislação vigente e os boletins anteriores. Em tais ações deve-se respeitar as normas sanitárias vigentes.
5) Composição do Comitê de Combate e Enfretamento a COVID-19
Convém salientar que o Comitê foi instituído para otimizar as ações de combate à COVID-19, tem o escopo de dar todo o suporte e meios para que a Secretaria Municipal de Saúde possa dar concretude às normas das autoridades sanitárias proferidas pelo Ministério da Saúde, Governo do Estado de São Paulo e normas das autoridades locais de saúde.
Outrossim, o prefeito municipal é o responsável pelo processo decisório, após deliberação do Comitê, o qual é composto pelos seguintes membros:
a) Secretaria Municipal de Saúde – coordena as ações de combate a COVID, seguindo as normas do Ministério da Saúde, Governo Estadual, bem como o mapeamento de leitos, insumos e estrutura para o atendimento de pacientes, estratégias no atendimento de baixa, média e alta complexidade, além de elaborar normas sanitárias locais através de suas equipes técnicas.
b) Secretaria Municipal de Governo e Negócios Jurídicos – responsável pelo aconselhamento jurídico e adoção das medidas administrativas e judiciais pertinentes.
c) Secretaria Municipal de Finanças – responsável pela estratégia financeira de combate à COVID e acompanhamento das despesas e pagamentos.
d) Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos – responsável pela logística de materiais e alocação de pessoal e funcionamento das equipes mínimas de trabalho.
e) Secretaria Municipal de Educação – por ser a pasta com o maior número de profissionais, e ter mais de quinze mil alunos, é a responsável por monitorar os alunos em situação de vulnerabilidade e plano educativo para tal população durante o período de pandemia.
Por fim, o Comitê segue as orientações e recomendações do Ministério Público. Ademais, o órgão está atento aos problemas locais e para a tomada de decisão diante destes.