A Prefeitura de Itapeva, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inicia a 2ª fase da Campanha Nacional contra a Gripe em todos os postos de saúde, a partir do dia 16 de abril. Nesta etapa, serão vacinados os grupos portadores de doenças crônicas não-transmissíveis e outras condições clínicas especiais), funcionários do sistema prisional e caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários.
A Secretaria Municipal de Saúde explica que para a vacinação dos munícipes pertencentes aos “grupos de portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais”, mantém-se a necessidade de prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina, que deverá ser apresentada no ato da vacinação. Já os pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do Sistema Único de Saúde (SUS), devem se dirigir aos postos, que foram cadastrados para receberem a vacina.
Condições que não atendem aos critérios para receber a vacina contra gripe: Hipertensão Sistêmica sem outras comorbidades; Colesterol e triglicérides altos; Hipotireoidismo / hipertireoidismo; Sinusite/ Rinite / bronquite; Obesidade grau I e II; Fumantes e ex-fumantes; Uso de corticoide em baixa dosagem; Prescrição médica sem indicação de doença que atendam os critérios para vacinação de influenza.
Na primeira fase da campanha, iniciada no dia 23 de março foram vacinadas pessoas com 60 anos ou mais de idade, trabalhadores da saúde pública e privada, além de profissionais das forças de segurança e salvamento. Até o presente momento, foram imunizadas 8069 (88,04%) pessoas do grupo prioritário dos idosos acima de 60 anos e 1964 (89,60%) dos profissionais da área de Saúde. A porcentagem que ainda falta ser vacinada destes dois grupos, poderá receber a dose nos postos de saúde também.
A partir de 9 de maio (sábado) acrescentará para a 3ª fase: as crianças de 6 meses a 5 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), professores das escolas públicas e privadas e pessoas com deficiência. Visando ampliar o acesso à vacinação dos grupos mais vulneráveis, as pessoas de 55 a 59 anos de idade também serão imunizadas. Até o ano de 2019, a vacina estava disponível aos adultos de 60 anos e mais de idade.
Lembrando que pessoas com outras condições clínicas como a hipertensão arterial (pressão alta) sem outra doença presente, como renite, sinusite, diabetes mellitus sem uso de medicamentos, não contemplam na categoria de risco clínico para indicação da vacina de acordo com o Ministério da Saúde.
A 22ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe), iniciou no dia 23 de março e tem previsão para terminar no dia 22 de maio, sendo que no dia 9 de maio (sábado), haverá o “Dia de Mobilização Nacional”, onde todos os locais de vacinação estarão disponíveis para a imunização, entre outros postos móveis.
É obrigatório apresentação de documento com foto e para os outros grupos deverão apresentar comprovante. A vacina está disponível em todos os postos de saúde de segunda a sexta-feira na zona urbana das 7h30 às 17h e zona rural das 7h às 16h.