A Prefeitura de Itapeva, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e DVS – Divisão de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses alerta a população sobre a transmissão de dengue na cidade. Os moradores devem manter o combate aos criadouros domésticos do mosquito Aedes Aegypti para que a doença não se prolifere. “O Coronavírus não tem vacina e pode matar e a dengue também é uma doença que não possui medicamento eficaz e pode ser letal. Elimine os criadouros e proteja a sua família”, ressaltou a titular da pasta.
Atualmente, Itapeva possui 24 casos de dengue confirmados na zona urbana e 32 na zona rural, totalizando 56 munícipes contaminados.
O mosquito Aedes Aegypti é o vetor das doenças dengue, zika vírus e chikungunya. Este inseto coloca seus ovos em locais com água parada, principalmente em recipientes artificiais, como prato de vasos de planta, tigelas, garrafas, e pneus. Por isso, é importante que o cidadão elimine todos os focos de água parada em sua casa e oriente seus vizinhos a fazer o mesmo.
É preciso também que os munícipes fiquem atentos aos principais sintomas, que são respectivamente: febre, dores nas articulações, dores de cabeça (especialmente no fundo dos olhos), manchas avermelhadas pela pele, coceira e vermelhidão nos olhos). Ao apresentar estes sintomas, deve-se procurar orientação médica imediatamente.