Você sabe o que é “Divulgação científica”?
Um livro, uma poesia ou uma notícia como esta que você está lendo agora, são diferentes gêneros literários. Mas então como divulgar a ciência produzida nas universidades?
Quem faz ciência é o cientista. O aluno do ensino médio ao realizar as aulas experimentais nos laboratórios de química e biologia está fazendo ciência. Nas universidades e empresas públicas ou privadas, o profissional que ocupa esta posição é chamado de pesquisador. Mas então qual é a diferença? O pesquisadorbusca avançar as fronteiras do conhecimento em determinadas áreas. Vou exemplificar, quando o vírus SARS-COV-19 surgiu, não havia vacinas para conter o vírus, essa era a fronteira do conhecimento. Em tempo recorde na história, foram desenvolvidas diferentes vacinas para a prevenção da doença.
O processo que vai desde o problema até a sua solução é o que chamamos de metodologia científica. Há diferentes formas de divulgar a ciência através da escrita científica. Quando o pesquisador detecta um problema e apresenta métodos para resolver, ele propõe um projeto, geralmente para as agências que financiam esta pesquisa.
Quando a pesquisa está na fase inicial, ela é apresentada através de resumos em congressos científicos relacionados ao tema. Nesta etapa o pesquisador tem a oportunidade de conversar com outras pessoas que também estão desenvolvendo pesquisa na mesma área.
Quando o pesquisador chega ao final da sua pesquisa, ele tem que expor o seu conhecimento através das publicações de artigos científicos. É neste momento que a pesquisa passa por processo de validação. Ou seja, pesquisadores são selecionados para ler e avaliar o artigo. Se aprovado o artigo é publicado. Agora sim o pesquisador avançou nas fronteiras do conhecimento.
A pesquisa é muito importante para o desenvolvimento de um país. Importante na produção de alimentos, desenvolvimento de medicamentos, redução de impacto ambiental, na inovação de novos produtos.
As universidades públicas têm um papel muito importante no desenvolvimento da ciência em nosso país. Pensando nisto, a UNESP-Campus de Itapeva está trazendo o 1º. Workshop de Escrita Científica, para todos aqueles que querem aprender um pouco mais sobre o assunto. Para alunos que estão no ensino médio é uma oportunidade de conhecer uma das atividades da UNESP-Campus de Itapeva. Aos alunos matriculados no ensino superior poder ser usado para horas complementares, pois haverá certificado. Para àqueles que estão ou que pretendem iniciar uma pós-graduação, pois auxilia no desenvolvimento de monografias e dissertações. O evento é online e a inscrição poderá ser feita através do link https://forms.gle/NVJqC6FAXnkUBX5C7 ou pelo instagram @itapeva_unesp_oficial.
Professora Doutora Danielle Goveia
Coordenadora do Laboratório de Ciências Ambientais