Transporte público, por táxis e aplicativos, além de caronas solidárias são armas a serem usadas pela população para desafogar o trânsito na cidade.
Trânsito pesado, pedestres e veículos disputando palmo a palmo cada pedaço de chão, dificuldade em achar vagas para estacionar, tudo isso parece o cenário de uma grande metrópole, mas quem conhece Itapeva sabe quem isso acontece também no município.
A cada dia são mais recorrentes as reclamações quanto ao estresse que é transitar pelas ruas de Itapeva, no entanto, os números apontam um dos principais fatores para o problema enfrentado na cidade: o crescente número de veículos adquiridos nos últimos anos em relação a falta de estrutura, principalmente na área central para comportar a frota existente.
Diante desse desafio, o diretor do Departamento Municipal de Trânsito de Itapeva – Demutran, Luciano Barbarotti, conta o que sua equipe vem fazendo para tentar uma solução para a falta de planejamento no passado.
De acordo com Luciano, em 10 anos a frota de veículos quase que dobrou, em 2011 havia em Itapeva duas pessoas para cada veículo. Hoje, a proporção é de 1,40 pessoas por veículo. O aumento na frota fica ainda mais evidente se levado em conta que, de 2011 a 2021, a população cresceu 8,5%, enquanto a frota ficou 70% maior, ao passar de 40.704 em 2011 para 70.023 veículos em 2021.
Ao ser questionado sobre como o Demutran enxerga essa situação, Barbarotti faz um alerta. “Isso é um problema, levando em conta que temos uma cidade com ruas estreitas, o que vai causando congestionamento no tráfego e com isso, faz com as pessoas andem acima da velocidade nos trechos que permitem, na ilusão que vão ganhar tempo, o que não é verdade, pois se ao invés de andar a 40 km/h que é a velocidade regulamentada na maioriadas ruas, anda a 60 km/h, se for verificar no final acaba que não economizou nem um minuto a mais dependendo do trajeto e consequentemente duplicando a chance de se envolver em uma acidentes as vezes até fatal”, ressaltou.
Já quando a pergunta é relacionada sobre os trabalhos a serem realizados diante dessa realidade, Barbarotti diz que o Departamento de Trânsito vem atuando diariamente para dar um trânsito mais seguro a todos, não só com a implantação de sinalização, mas também com a elaboração de projetos futuros, trabalhando com a educação no trânsito e com a fiscalização através do apoio da Guarda Civil Municipal.
Barbarotti pede ainda uma conscientização da população no sentido de colaborar para desafogar o trânsito da cidade. “Contamos com o apoio da população que pode adotar o uso racional dos automóveis, utilização dos transportes públicos, táxis e veículos por aplicativo, como medidas para melhorar o aproveitamento de capacidade das vias,planejar caronas com amigos também é visto como uma boa prática para o trânsito”, disse.
Hoje Itapeva conta com uma frota de 17.223 motocicletas, 44.945 veículos e 7.855 caminhões, ônibus e reboques. Totalizando 70.023 veículos registrados, além de 30% de veículos de outras cidades que circulam diariamente no município.