As ações pedagógicas desenvolvidas em 2021 na Escola Municipal Maria de Lourdes Ribeiro, localizada no Jardim Bela Vista – Itapeva/SP, estão inscritas no PRÊMIO EDUCADOR NOTA 10. Criado em 1998 pela Fundação Victor Civita, o Prêmio reconhece e valoriza educadores da Educação Infantil ao Ensino Médio de escolas públicas, privadas, filantrópicas de acesso público, rurais ou urbanas de todo o país. Hoje, o Prêmio conta com a parceria de mídia da Abril, Globo e Fundação Roberto Marinho e tem o apoio de Nova Escola, Instituto Rodrigo Mendes, Unicef Brasil, e o patrocínio SOMOS Educação e BDO Brazil. Desde 2018, o Prêmio Educador Nota 10 é associado ao Global Teacher Prize, criado pela Fundação Varkey, prêmio global de Educação.
De autoria do Coordenador Pedagógico Fabiano Ferraz, todas as metodologias voltadas para os contextos cognitivo e socioemocional foram organizadas em um projeto intitulado “Construindo os Pilares da Escola”. Trata-se um processo de melhoria do ensino público municipal com a utilização de práticas baseadas no Programa de Ensino Integral da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, visando o protagonismo juvenil, como a Tutoria, Pedagogia da Presença, Líderes de Turma e grade diversificada no Ensino Remoto.
O projeto evidenciou o avanço da gestão pedagógica, equidade, educação inclusiva e transformação dos espaços de aprendizagem, ajustadas ao público para o qual se destinaram e contribuíram para a formação prevista na Base Nacional Comum Curricular. Os trabalhos serão lidos pela Academia de Selecionadores, composta por membros indicados pela organizadora, que analisam conforme critérios específicos; o resultado será divulgado apenas em 2022, mas o grande prêmio é oportunidade de compartilhar boas práticas em prol a uma Educação pública de qualidade.