Por volta das 15h desta terça-feira (03), a GUARDA CIVIL MUNICIPAL DE ITAPEVA foi acionada para atender ocorrência de maus tratos de animais no bairro Cecap II. O denunciante informava que cães estariam abandonados e sem alimentação e água. O cidadão disse também que no local haviam filhotes e cão morto.
O denunciante contou ainda, que uma pessoa teria jogado um cachorro morto em uma caçamba de lixo, na tentativa de esconder o animal.
Rapidamente uma Equipe de Rádio Patrulhamento da GCM se deslocou até o local informado. Ao chegarem, os Policiais da GCM perceberam que os animais apresentavam sinais de possíveis maus tratos e ainda localizaram o animal morto na caçamba de lixo.
Sendo assim, foi acionado o departamento de recolha de animais e a Equipe Veterinária, que após análise técnica, constatou os maus tratos.
Diante dos fatos, foi dado voz de prisão à responsável pelos animais, sendo o local preservado e acionado o Instituto de Criminalística para realizar a perícia. Após o local ser liberado pelos peritos, os cães foram recolhidos e encaminhados para receberem cuidados veterinários e alimentação.
A ocorrência foi apresentada à Autoridade de Polícia Judiciária no Plantão Policial, que após analisar os fatos ora apresentados e formar sua convicção jurídica, ratificou a voz de prisão, determinando a lavratura do auto de prisão em flagrante, recolhendo a autora à carceragem local, onde permaneceu presa e à disposição da Justiça.