A Prefeitura de Itapeva, por meio da Secretaria Municipal de Educação em parceria com a OAB, realizou na Câmara Municipal dia 30, a solenidade de lançamento do Projeto OAB Vai à Escola 2023.
O projeto tem o propósito de alcançar objetivos fundamentais estabelecidos na Constituição Brasileira, que são o pleno desenvolvimento da pessoa e o preparo para o exercício da cidadania. O desafio é contribuir para a formação de cidadãos conscientes de seus direitos e deveres, ao mesmo tempo em que, por meio do trabalho voluntário de advogados, proporciona uma vivência prática do exercício da cidadania, estimulando o conhecimento e a compreensão dos princípios fundamentais.
O programa também pretende fornecer informações e orientações sobre a legislação e os mecanismos de participação democrática, empoderando os estudantes, a equipe escolar e a comunidade, preparando-os para um engajamento ativo na sociedade.
A mesa de honra foi formada pelas seguintes autoridades: vereador Milton Nogueira, representando a Câmara Municipal de Itapeva Gabriel Maciel, presidente da Comissão OAB Vai à Escola, Nelei Katherine de Assis e Vilhena, o presidente do CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Cláudio Garcia Marquezini e o secretário de Educação Antonio Alexandre de Faria.
Os advogados Douglas Ferrarezi (membro apoiador da Comissão OAB Vai à Escola e vice-presidente da Comissão de Infância e Juventude da OAB) e Denis Silva Guimarães (membro da Comissão OAB Vai à Escola e vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB) ministraram palestras. Douglas Ferrarezi falou sobre a responsabilidade dos agentes estatais e Denis Guimarães abordou tema relacionado à violência contra crianças e adolescentes.
Também discursaram a presidente da Comissão OAB Vai à Escola Nelei Katherine de Assis e Vilhena, os vereadores Milton Nogueira e Gabriel Maciel, o secretário de Educação Antonio Alexandre de Faria ( que também representou o prefeito Mário Tassinari), e o presidente do CMDCA, Cláudio Garcia Marquezini.