“Quero poder contribuir em todas as questões do município e tenho certeza que terei espaço para isso”.
IN – Para que os munícipes possam te conhecer, conte brevemente sua história. Quem é você?
Dr. Leonardo – Sou Leonardo Cesar Tassinari, nascido em Itapeva em 14/11/1970,terceiro filho da Dona Marly e do Dr. Ulysses , casado há 16 anos com a Thais , enfermeira, e tenho dois filhos o Matheus de 15 anos e a Mariana de 10 anos, sou médico especializado em Geriatria pela faculdade de medicina da Universidade de São Paulo, idealizador do Ambulatório de Geriatria e responsável pela saúde do idoso há 17 anos na cidade de Itapeva, sou médico da unidade básica de saúde do Bairro Cimentolândia, há 05 anos, fui médico voluntário por 12 anos no Lar Vicentino de Itapeva. Dedico 90 % do meu tempo trabalhando como médico do SUS.
IN – Qual sua experiência política? Quando iniciou no meio político e como chegou até aqui?
Dr. Leonardo – Meu interesse pela política se iniciou junto com a carreira política do meu pai, Dr Ulysses como vereador, vice-prefeito e após por durante 06 anos como deputado estadual. A política sempre fez parte do nosso convívio, foi neste contexto que almejei uma cadeira como deputado estadual, apesar de ter realizado uma campanha sem recursos, conseguimos 12.000 votos, dentre estes 8.300 votos apenas na cidade de Itapeva.
IN – Como foi o convite para disputar as eleições 2024 como vice? Está feliz / confiante com sua escolha?
Dr. Leonardo – Sempre acreditei e ainda acredito que o ingresso na carreira política não é uma decisão pessoal, mas sim um conjunto de fatores, como trabalho prestados, grupo político que comungam das mesmas ideias, enfim acredito que o convite para participar do pleito como vice prefeito foi muito pautado na história de vida da minha família e da minha própria história pois temos como vocação os cuidados do próximo. Sim estou muito confiante pois vejo na nossa candidata todas as características de um governante que se preocupa com o bem estar do povo. A Lucinha tem uma carreira no serviço público de mais de vinte anos sempre na área social e é notório a evolução que a pasta de assistência social teve nestes quase cinco anos, só para lembrar antes se investia no social por ano 3 milhões de reais hoje a Lucinha deixou a pasta com mais de 36 milhões de investimento por ano um ganho enorme para todas as instituições de caridade que fazem, junto com o poder público, um trabalho de fundamental importância para o nossos munícipes mais carentes.
IN – Vice é considerado um cargo de expectativa, então como você pretende atuar junto da prefeita, caso sejam eleitos? Qual será sua postura?
Dr. Leonardo – Concordo quando se diz que o cargo de vice prefeito é um cargo de expectativa, mas isso não significa ficar alheio a administração, pretendo contribuir em todas as esferas do município, principalmente na área de saúde, como exemplo, eu e a Lucinha já concordamos em criar um centro de apoio aos cuidadores um local para dar suporte a pessoas que cuidam de seus entes queridos enfermos acamados, através de palestras de vários profissionais, como médico, enfermeiras, assistentes sociais, nutricionistas, fonoaudiólogas, terapeuta ocupacional, enfim toda equipe multidisciplinar para ajudar estas famílias nos cuidados destes pacientes, além de programarmos encontros para trocarmos experiências de como cuidar.
IN – Qual o seu conhecimento sobre os trabalhos do Executivo? Como tem se dedicado para poder atuar em uma cidade com mais de 90 mil habitantes? Sente-se preparado?
Dr. Leonardo – Como disse anteriormente, desde o ingresso do meu pai , Dr. Ulysses, na vida pública, sempre me mantive atento a todas mudanças que houve no nosso município, como a implantação da tarifa zero, renda mínima entre outras benfeitorias que nosso município hoje conquistou. Pude participar ativamente do processo de evolução da saúde municipal como um defensor da melhoria da atenção básica de saúde. Só como exemplo, nossa saúde básica, isto é os postinhos de saúde como são chamados carinhosamente pela população tinha um grande déficit de médicos, há 04 anos tínhamos apenas 50 médicos na atenção básica, hoje para nossa alegria temos mais de 100 médicos trabalhando na atenção básica, além dos 12 postos de saúde inaugurados, hoje temos farmácia 24h, centro de especialidades, melhoras nos investimentos na Santa Casa que de recursos próprios do município já foram investido mais de 16 milhões por ano, além do recurso para cirurgia eletiva, UTI legado, programa de medicação para paciente que sofrem infartos ou acidente vascular cerebral, aumento do repasse para urgência e emergência que era de 500 mil ao mês e hoje é esta em mais de 1,5 milhão mês, todas estas realizações serão mantidas mas temos que evoluir mais, temos como meta colocar retaguardas de cardiologia e cirurgia vascular para que os nosso munícipes sejam tratados em Itapeva sem a necessidade de ficar vários dias esperando uma vaga em outra cidade. Temos também a preocupação de colocarmos para funcionar efetivamente o aparelho de hemodinâmica que a santa Casa tem, pra exemplificar este aparelho faz exames de cateterismo, paciente que, por exemplo, tem infarto e necessitam desde exame, ficam internados na nossa UTI até surgir uma vaga em outro município, compromisso nosso de uma parceria entre o município e a Santa Casa de ter um serviço de hemodinâmica de excelência para os nosso munícipes.
IN – Quais são suas ideias que podem agregar na atuação do Executivo? Que projetos gostaria de colocar em prática?
Dr. Leonardo – Quero poder contribuir em todas as questões do município e tenho certeza que terei espaço para isso, claro que minha profissão me credencia com ideias na área da saúde porém vou me empenhar a participar em outras conquistas, como moradia, geração de emprego, segurança pública, desenvolvimento social, enfim tudo que poderá trazer benefício e melhor a vida da nossa população.
IN – Deixe uma mensagem para a população itapevense.
Dr. Leonardo – Gostaria de agradecer a oportunidade e parabenizar o Ita News pela iniciativa, acredito na democracia e vejo o grupo Ita News com um defensor deste regime. Quero também agradecer a toda população de Itapeva, pois tudo que sou e conquistei na minha vida foi devido a confiança que esta população depositou em mim como médico. Como sempre dizia meu pai: “Como médico conseguimos ajudar muita gente, como político poderemos ajudar muito mais”.
Por isso, peço mais uma vez um voto de confiança, voto de confiança na coligação olhando pra frente cuidando de gente, número 44, grande abraço a todos.