A prefeita de Itapeva, Coronel Adriana Duch fez um pronunciamento em suas redes sociais nesta segunda-feira, dia 7, informando que o município terá um financiamento com a Caixa Econômica Federal. O anúncio dividiu opiniões sobre a necessidade em assumir esse compromisso para o pagamento durante dez anos. Confira a explicação da prefeita:
“Um governo responsável precisa tomar pé de toda situação que ele vai encontrar. E foi desta forma que nós agimos quando assumimos a Prefeitura de Itapeva”, disse.
A prefeita falou sobre os maquinários do município e de que maneira estão atualmente. “Fomos verificar os equipamentos grandes, caminhões, veículos, tratores, muitos deles sucateados, quebrados, consumindo muito mais combustível do que seria o normal e muitos sem condição de uso”, destacou.
De acordo com a chefe do Executivo, o município estaria refém da locação destes equipamentos para que os serviços não parassem. Ainda segundo Duch, gestores da região já estariam se agilizando em como resolver situações parecidas, visto que os problemas financeiros seriam gerais. “Nós fomos atrás dos bancos públicos e encontramos a melhor forma de financiamento público, através da Caixa Econômica Federal, que é o chamado Finisa”.
Com o Finisa, o município pode adquirir caminhões pipa, caminhões de lixo, caminhões para transporte, pás carregadeiras, motoniveladora, vans, ambulâncias e outros veículos que podem ser usados em diversos serviços. “A gente ainda vai conseguir aplicar uma parte deste financiamento em recape e pavimentação de diversas ruas, tanto da zona urbana quanto da rural”, disse.
A Prefeitura já preparou uma documentação que seguira para a Câmara de Itapeva e, tendo aprovação dos vereadores, o Executivo abrirá licitação para adquirir esses bens. “Então nós teremos também uma carência de 12 meses, ou seja, teremos um fôlego para investir em outras obras da cidade e aí começar a pagar o financiamento”, ressaltou.
Segundo a prefeita, o Finisa deverá ser pago em 10 anos, em parcelas que cabem no orçamento do município. “Essa é uma prática bastante comum, tanto que em fevereiro nós pagamos um financiamento que outros prefeitos haviam feito. É para termos uma gestão de qualidade, para conquistas tudo aquilo que a gente almeja há tanto tempo”, concluiu.