– Falta de saneamento básico, falta de médico, de serviços de saúde e de mobilidade são problemas enfrentados por moradores –
O bairro Alto da Brancal sofre as consequências do descaso e cerca de 4 mil moradores perdem as esperanças de que a Prefeitura ou mesmo Deputados que visitam o local em época de eleição, possam cumprir as promessas de melhorias. Além da falta do saneamento básico, os cidadãos reclamam da falta de médico na Unidade Básica de Saúde e o impedimento de serem atendidos em outras unidades (apenas na UPA), a estrutura precária do posto e a condição das ruas do bairro, que não têm lajotamento, e se encontram intransitáveis, oferecendo perigo constante de acidentes.
As promessas são muitas, e no final de 2017, por exemplo, a Sabesp garantiu que a licitação para a obra de coleta e tratamento de esgoto no bairro Alto da Brancal sairia do papel, e esta começaria já no início de 2018. Na época, o Deputado Estadual Dr. Ulysses Tassinari afirmou que o Departamento Nacional de Pesquisa Mineral (DNPM) já havia emitido a declaração favorável à implantação do empreendimento e a Cetesb, a Licença de Instalação (LI), e que a população poderia ficar otimista porque as exigências ambientais teriam sido atendidas. Portanto, nada de concreto aconteceu, e os cidadãos continuaram sofrendo as consequências do descaso.
Em setembro de 2018, a equipe do então governador Márcio França (PSB) esteve no local juntamente com a técnicos da SABESP e da Secretaria de Recursos Hídricos para lançar o edital e início das obras, porém, foi novamente cancelado, pois quem venceu as eleições foi o empresário João Dória (PSDB), o qual, também, garante que dará andamento ao processo.
Outra promessa feita, desta vez, pelo Executivo, foi a construção de uma nova Unidade Básica de Saúde, e que, segundo informações da prefeitura está licitada, mas a empreiteira vencedora do processo não deu início às obras, pois falta assinar o contrato.
O vereador Wilson Margarido, e seu assessor parlamentar Ronaldo Coquinho, frequentam o bairro e buscam soluções para a situação alarmante em que o lugar se encontra. “Nosso prefeito municipal só veio pedir voto aqui e esqueceu que existe o Alto da Brancal. A população está necessitando dos serviços e se encontra esquecida pela Prefeitura”, comenta em um vídeo postado em uma rede social.