A Policia Militar de Itapeva, comandada pela Major Adriana Duch, no último dia 14 se reuniu com vários representantes da educação, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária, para criar na cidade a Polícia Comunitária Escolar, com o intuito de dar uma maior proteção e segurança aos alunos, professores, diretores, funcionários e pais.
A Polícia Comunitária Escolar é uma prática oriunda da filosofia de Polícia Comunitária, a qual tem por objetivo formar elo entre a comunidade escolar e as forças de segurança, trazendo maior aproximação.
Por sua vez, a comunidade escolar é formada pelos professores, servidores, alunos, pais de alunos, comunidade do perímetro escolar, Polícia Militar (Rodoviária, Ambiental e Corpo de Bombeiros), Diretoria de Ensino.
Essa parceria busca melhorar a qualidade de vida da comunidade escolar, proporcionando a integração através do Vizinhança Solidária Escolar dos educadores, alunos, policiais militares e demais profissionais, com o intuito de aprimorar a segurança e a educação desenvolvidas nas escolas.
As ações da Polícia Militar, são pautadas na Filosofia de Polícia Comunitária, símbolo de modernização na Segurança Pública. Esta filosofia de trabalho busca estabelecer uma relação sólida de proximidade com a comunidade, levando a população a participação no processo de prevenção criminal.