O Cartório Eleitoral de Itapeva está realizando o recadastramento biométrico. A biometria é uma tecnologia, que confere mais segurança à identificação do eleitor no momento da votação. Acoplado à urna eletrônica, o leitor biométrico confirma a identidade de cada pessoa por meio das impressões digitais, armazenadas em um banco de dados da Justiça Eleitoral e transferidas para as urnas eletrônicas.
Com isso, a reportagem do IN entrevistou o chefe do Cartório Eleitoral, José Roberto Biolchini, sobre o recadastramento biométrico, acompanhe:
IN – O que o senhor pode explicar sobre a Biometria?
José Roberto – A biometria é obrigatória nos municípios de Itapeva, Buri, Itaberá, Nova Campina, Ribeirão Branco e Taquarivaí. O procedimento é simples. A Justiça Eleitoral coleta as impressões digitais e a fotografia do eleitor. Com o cadastro biométrico realizado, o eleitor será identificado na urna eletrônica através de suas digitais. Este procedimento garante mais segurança no momento da votação.
IN – Quem ainda não fez, qual a orientação?
José Roberto – O recadastramento biométrico termina em 19/12/2019. Quem ainda não fez deve procurar o Cartório Eleitoral o mais rápido possível. O eleitor precisa AGENDAR o atendimento. O agendamento pode ser feito pelo site: bit.ly/bio53. O eleitor também pode agendar enviando uma mensagem para o nosso WhatsApp: (15) 99703-6368 e informar o nome completo e a cidade.
IN – É demorado?
José Roberto – O atendimento é bem rápido e sem filas. O eleitor é atendido na hora marcada e o procedimento leva, no máximo, 15 minutos. Ou seja, não atrapalha a rotina do eleitor. Ele pode, por exemplo, aproveitar para fazer sua biometria no horário de almoço do trabalho.
IN – Quais os documentos exigidos?
José Roberto – Os documentos exigidos para atendimento são: RG ou CNH e um comprovante de residência recente, emitido nos últimos 3 meses. Os documentos devem ser originais. Não é aceito xerox.
IN – O que acontece para quem não fizer?
José Roberto – O eleitor que não comparecer terá o seu título cancelado. Ele ficará impedido de votar nas Eleições Municipais de 2020. Além disso, o eleitor sofrerá uma série de restrições. Ele não poderá: obter empréstimos em bancos públicos, renovar matrícula em estabelecimento oficial de ensino, inscrever-se em concursos públicos, obter passaporte, pode acarretar problemas no CPF, dentre outras restrições.
IN – O senhor tem mais alguma coisa para esclarecer a população?
José Roberto – Nós ampliamos nosso horário de atendimento. Estamos atendendo de segunda a sexta-feira, das 9 às 18h30 horas. O horário até às 18h30 possibilita que os eleitores compareçam ao cartório sem prejudicar a sua rotina de trabalho.
A partir de abril, o Cartório Eleitoral abrirá aos sábados, uma vez por mês, para atender aqueles que não podem comparecer durante a semana.
Além disso, o Cartório Eleitoral está realizando atendimentos itinerantes. De 12 a 15 de março, foi instalado um posto itinerante na Prefeitura de Itapeva e mais de 200 eleitores realizaram sua biometria. Nesta semana, em 20 e 21 de março, o Posto itinerante está na Secretaria da Educação. O eleitor pode aproveitar o posto itinerante e realizar a biometria sem agendamento, bastando levar os documentos necessários. Estão sendo programadas várias ações itinerantes no decorrer deste ano. O eleitor pode acompanhar as datas e locais dos postos itinerantes através do nosso Facebook: Página Cartório Eleitoral de Itapeva.
49,6% do eleitorado de Itapeva ainda não fez a biometria. Ou seja, metade dos eleitores de Itapeva ainda não compareceu. A situação é preocupante.
Por isso, recomendamos que o eleitor agende e faça a biometria o mais rápido possível, a fim de evitar filas no final do prazo. Em Sorocaba, por exemplo, muitos eleitores tiveram os títulos cancelados, pois deixaram para a última hora e as filas eram imensas. Portanto, o eleitor deve aproveitar para fazer a biometria agora, enquanto não há filas.
Idosos com mais de 70 anos estão dispensados de fazer a biometria, pois não possuem mais a obrigação de votar. Porém, se não fizerem, também terão os títulos cancelados. Por isso, recomendamos que os maiores de 70 anos também compareçam para o recadastramento.