A Escola Estadual José Vasques Ferrari tem se destacado no meio acadêmico pela qualidade excelente do ensino e corpo docente.
Diante desse fato a reportagem do IN conversou com a diretora da escola Claudia de Fátima Almeida Silva que falou sobre a escola em destaque e fez questão de frisar também que todo sucesso só é possível pela colaboração da equipe gestora que são: a vice-diretora Luciana de Oliveira Lino, coordenadora geral Vera Leticia Faria da Cruz, dos coordenadores Patrícia Paula da Silva Tavares, Silvia Ribas Campos Almeida, Romulo Andrey Lolico, e de todos os professores e funcionários. Veja:
“Ensino Integral é um novo modelo de escola em tempo integral implantado a partir de 2012 em algumas escolas do Estado de São Paulo. Os Valores, os Princípios e as Premissas estabelecidos para as escolas do Programa Ensino Integral do Estado de São Paulo, no seu conjunto, formam a base para a consolidação da cultura escolar voltada à formação de adolescentes e jovens protagonistas. O novo modelo de Ensino Integral pressupõe inovações em alguns componentes fundamentais da escola e do currículo, tais como: Jornada integral de alunos, além do currículo comum (LPL, Mat. Geo., Hist..), também temos a parte diversificada do programa que conta com: Atividades Experimentais, Preparação Acadêmica, Projeto de Vida, Eletiva, Clube Juvenil, Mundo do Trabalho e Orientação de Estudos.
As Atividades Experimentais para o ensino de Ciências da Natureza e Matemática, se inserem na Parte Diversificada da matriz curricular do Programa Ensino Integral. Estas atividades, acontecem em espaços formativos apropriados – nos laboratórios – oferecendo oportunidade para que os alunos desenvolvam habilidades como, trocar informações, estabelecer relações, comparar, organizar os dados em tabelas e interpretá-los. Por meio destas aulas, os alunos têm oportunidade de desenvolver o protagonismo juvenil, bem como a construção de conceitos e princípios científicos, estabelecendo relações entre a teoria e a prática fundamentadas no Currículo do Estado de São Paulo.
Projeto de Vida é um processo de descobertas, potencialidades, limites, desejos, autoconhecimento e revisão dos valores dos alunos. Propõe uma análise sobre “quem ele é” e “quem ele gostaria de ser” no futuro; uma reflexão sobre seus sonhos e planos. O Projeto de Vida pode ser alterado à medida que o aluno amadurece.
As Disciplinas Eletivas constituem uma das inovações metodológicas que integram a Parte Diversifica do Programa Ensino Integral, as quais envolvem as diferentes áreas de conhecimento e pressupõem a diversificação de situações didáticas, pois visam aprofundar, enriquecer e ampliar estudos relativos aos conteúdo das áreas de conhecimento contempladas.
Os Clubes Juvenis constituem um dos espaços privilegiados que se destinam à prática e à vivência em Protagonismo Juvenil, principalmente no que se refere à autonomia e à capacidade de organização e gestão dos estudantes. Esses clubes são organizados e consolidados a partir dos interesses dos alunos, de maneira a contribuir para o sucesso da escola. O aluno, a partir da sua experiência, poderá desenvolver diversas competências e habilidades relacionadas à autonomia, à auto-organização, à capacidade de trabalhar em equipe e tomar decisões.
As aulas de Mundo do trabalho apresentam um contexto abrangente do trabalho, como oportunidade de realização pessoal e participação cidadã, estimulando o debate e o pensamento crítico, sem perder de vista o universo de interesses e expectativas da juventude.
A Orientação de Estudos, é importante, pois ela introduza os alunos nas práticas sociais de leitura, escrita e de comunicação oral e no desenvolvimento das competências de que eles necessitam para estudar, pesquisar e aprender, nivelando suas competências de acordo com suas necessidades e nível de proeficiência.
Escola alinhada com a realidade do jovem, preparando os alunos para realizar seu Projeto de Vida e ser protagonista de sua formação;
Professores e demais educadores com formação continuada (cursos), e em Regime de Dedicação Plena e Integral à unidade escolar, modelo de Gestão voltado para o resultado escolar: melhoria do desempenho do aluno e na terminalidade da educação básica;
Infraestrutura diferenciada, com salas ambiente, sala de leitura, laboratórios de Biologia/Química e de Física/Matemática, além de laboratório de informática;
Tutor – A Tutoria é uma das metodologias do Programa que tem como finalidade atender os alunos nas suas diferentes necessidades e expectativas, visando de modo integrado coordenar todas as demais metodologias desenvolvidas na escola. Sendo assim, o tutor deverá conhecer e ter acesso a todas as informações sobre o aluno: seu Projeto de Vida e os resultados do seu desempenho acadêmico. Mesmo transitando no âmbito pessoal, social e profissional – no Ensino Médio – o foco do trabalho do tutor é acadêmico.
Histórico Escolar diferenciado das demais Escolas; 03 Refeições Diárias sendo: 9h10 Café – 12h00 – Almoço – 14H40 –Café”.