Após a celebração de convênio financeiro com a Prefeitura Municipal de Itapeva e a contratação de um novo regente, a Lira Itapevense retoma o Projeto Lira na Praça no próximo domingo, dia 5, às 10h30, na Praça Anchieta.
Mês passado a Lira participou do Musical “A Paixão de Cristo” realizado na Semana Santa em parceria com o Grupo Teatral Irmão Sol, onde executou toda a trilha sonora do espetáculo, um trabalho digno de grandes montagens teatrais, visto a riqueza de detalhes nas músicas e a perfeita sincronia com o elenco da peça.
Para esse evento, a Lira teve a grata satisfação de contar com a participação do grupo de cordas da E.M.F.M. Hugo Belézia e com a Regência do Maestro Rogel Jr., que há poucos meses afastou-se do comando da banda para dedicar-se a um novo projeto pessoal, mas sempre que possível estará presente em projetos da Lira.
Dentre as metas a serem executadas no plano do trabalho celebrado com a P.M. de Itapeva, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, a Lira desenvolverá atividades nos Territórios da Rede Municipal de Educação visando a divulgação da cultura musical e o despertar de jovens talentos através de Concertos didáticos e oficinas de música com os alunos, receberá os alunos da Escola Municipal de Música Hugo Belézia que estão em nível avançado para estágio na Lira Itapevense, participação em eventos Cívicos, culturais e educacionais pertencentes no calendário do município, apresentação nos diversos bairros, urbanos ou rurais, proporcionando as comunidades mais distantes, carentes no acesso à cultura, a oportunidade de conhecer todas as formas de manifestação cultural.
Com o repasse financeiro, será possível fazer frente às despesas de custeio como energia elétrica, água, limpeza, zeladoria, transporte, aquisição de arranjos musicais, segurança, materiais de escritório, informática, manutenção de instrumentos e da Sede, repassar bolsa auxílio aos músicos como forma de incentivo, proporcionar a aquisição de novos instrumentos e remuneração do Regente.
Novo Regente
A Lira Itapevense a partir deste mês contará com a regência do maestro Marcel Villa que teve sua contratação aprovada pela Diretoria devido ao seu extenso currículo.
Formado em saxofone clássico, Clarinete e Regência de Bandas pelo
Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos de Tatuí, Licenciado
Em Música pela Unasp-EC (Universidade Adventista de São Paulo núcleo
Engenheiro Coelho) e Pós-Graduado em Formação de Professores para o
Ensino Superior pela Universidade Paulista (Unip).
Foi integrante como Clarinetista da Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí no período de 1994 a 2000, na qual atuou em inúmeros Concertos e Gravações de CDs.
Foi regente da Banda Marcial Joana Troise Fernandes (Conchal-SP) e
Banda Musical Professor Lauro Aparecido Borelli (Porto Ferreira-SP).
Ministrou aulas de musicalização em escolas da rede Estadual de Ensino na cidade de Leme-SP. Fundador do Curso de Musicalização para Portadores
de necessidades especiais na Apae da Cidade de Santa Rita do Passa Quatro-SP onde realizou diversas apresentações frente aos diversos grupos formados através deste projeto, o mesmo foi tese de defesa do seu TCC.
Atuou como Professor de Saxofone Erudito, Música de Câmara, Teoria e Percepção do renomado Conservatório de Tatuí durante os anos de 2008 a 2018.
Atuou em diversos Festivais como Professor e Músico Convidado, tais como Primeiro e Segundo Lira Festival na Cidade de Itapeva SP, Pro Bandas, entre outros.
Atualmente é Regente da Banda Musical Zequinha de Abreu e do Coral “Professor Octávio Bueno de Camargo”, ambos de Santa Rita do Passa Quatro (SP), integrante do grupo de Choro Brecando na Subida onde atua como Saxofonista, Clarinetista e Flautista do grupo, Solista e Chefe de Naipe dos Saxofones da Banda Musical Pirassununguense (de Pirassununga-SP), Regente da Banda Municipal de Itaberá e da Banda Lira Itapevense de Itapeva.