A 6ª edição da Campanha Maio Amarelo traz este ano como tema “No Trânsito, o Sentido é a Vida”, aprovado pelo Contran – Conselho Nacional de Trânsito e recomendado na Resolução nº 771, de 28 de fevereiro de 2019.
Assim como em 2018, o tema escolhido propõe o envolvimento direto da sociedade nas ações e uma reflexão sobre uma nova forma de encarar a mobilidade. Trata-se de um estímulo a todos os condutores, seja de caminhões, ônibus, vans, automóveis, motocicletas ou bicicletas, e aos pedestres e passageiros, a optarem por um trânsito mais seguro.
A proposta é que os adultos ouçam o conselho dado por uma criança, que com sua ingenuidade e inexperiência perante a vida, tem uma percepção e absorção do que é certo e errado com mais eficácia.
Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Defesa Social e Esportes, Luciano de Oliveira a sua pasta tem muito o que comemorar, pois pelo 4º mês consecutivo foi publicado no Painel de Resultados do Infosiga-SP, os dados decorrentes de acidentes de trânsito, onde mostra que o município de Itapeva ficou dentro da meta estabelecida pelo Movimento Paulista de Segurança no Trânsito.
Segundo o Demutran – Departamento Municipal de Trânsito, em 2018, foram contabilizadas 4 mortes no trânsito em Itapeva e este ano, uma vítima fatal. Entre as ocorrências registradas, destacam-se principalmente o de dirigir veículo falando ao telefone celular, estacionar em desacordo com a regulamentação e deixar de usar cinto de segurança.
Faixas, banners e outdoors foram instalados nas principais vias públicas, destacando o tema da campanha “No Trânsito, o Sentido é a Vida”, com o intuito de orientar a população.