Iniciativa é promovida pelas Secretarias Municipais de Saúde, Educação e Desenvolvimento Social
O médico Marcos Davi dos Santos ministrou palestra na manhã desta segunda-feira, dia 13, na Câmara de Itapeva, na abertura da Semana do Bebê. O tema abordado foi: “A Formação Multiprofissional na Primeiríssima Infância: dos conceitos básicos a uma intersetorialidade possível para todos nós”.
O palestrante além de ser médico, é formador e diretor executivo do Instituto Primeiros Anos – Desenvolvimento Humano. O profissional falou sobre a primeiríssima infância (período que vai da gestação aos 3 primeiros anos), primeira infância (período que vai da gestação aos 6 primeiros anos) e desenvolvimento infantil (período que vai da gestação até a adolescência).
Nos primeiros anos, as primeiras experiências dizem respeito ao desenvolvimento cerebral, competência, habilidades de enfrentamento da vida, comportamento e a saúde.
Para a secretária municipal de Saúde, Maria Eliza Ferraresi, trata-se de uma oportunidade para os profissionais poderem se capacitar, visando o objetivo principal que é combater a mortalidade infantil no município.
O secretário municipal de Educação, Andrei Müzel, explica que a saúde das crianças é uma das principais preocupações de sua pasta e eventos desta natureza, são benéficos buscando a melhoria na qualidade de atendimento dos profissionais da educação.
O secretário municipal de Desenvolvimento Social, Luciano de Oliveira, explica que sua secretaria tem feito um excelente trabalho no intuito de proporcionar às crianças, melhor qualidade de vida. Essas ações estão sendo feitas por meio do Projeto Criança Feliz, nos Bairros Santa Maria e Jardim Bonfiglioli.
Na programação da 4ª edição da Semana do Bebê, constam palestras sobre aleitamento materno, cursos de capacitação para médicos e enfermeiros sobre partos, além de orientações para mães e gestantes nos postos de saúde.
Há quatros anos consecutivos, a Semana do Bebê é uma ação idealizada e organizada pela Secretaria Municipal de Saúde, que neste ano convidou as Secretarias de Desenvolvimento Social e a de Educação para participarem destas iniciativas de atenção à primeiríssima infância, valorizando principalmente a força da intersetorialidade na promoção de saúde nos primeiros anos de vida.