De acordo com os manifestantes, prefeito fez promessa em campanha
O grupo do Movimento Sem Teto de Itapeva busca por um lote popular, alegando que a entrega foi uma promessa de campanha do prefeito Luiz Cavani durante as eleições de 2016.
Aproximadamente 100 manifestantes do movimento se reuniram em frente à Prefeitura de Itapeva para cobrar a entrega do loteamento popular, na segunda-feira (17), onde puderam conversar com o chefe do Executivo.
Os manifestantes dizem viver de aluguel e muitos estão sendo despejados das casas, pois a maioria está sem empregos e, com isso, necessitam de um lote para construção de suas casas.
“A gente veio reivindicar uma moradia. A gente não tinha resposta de prefeito, procuramos Câmara, já estivemos na Prefeitura, mas não éramos atendidos. O povo se juntou hoje e veio até aqui. A gente só quer o que é por direito da gente”, diz Elizabeth da Silva Leite, líder do movimento.
Ainda segundo os manifestantes, são 712 famílias que esperam pelo terreno. Na última semana, eles acamparam no Parque Colina dos Pinheiros para pedir pelo loteamento e disseram que só sairiam do local ao receber uma resposta. Porém, o grupo foi notificado através de Mandado de Reintegração de Posse e Ocupação que teriam o prazo de 24 horas para sair do local invadido voluntariamente.
Segundo Cavani, a Prefeitura está trabalhando em projeto de lotes urbanizados, mediante critérios sociais para atender as famílias que mais precisam da terra.
“Nós já temos a área definida, o arruamento definido, estamos trabalhando nos projetos de água e esgoto e energia elétrica, porque nós queremos entregar o lote de forma que ele tenha o mínimo de condição para que possam construir casas ali já com esses benefícios”, afirma.
Declarou também que desde o ano passado tem trabalhado no projeto de lotes urbanizados e deverá enviar nos próximos dias, Projeto de Lei à Câmara de vereadores, visando o andamento do programa habitacional.
O prefeito ainda disse que a ideia é entregar os lotes o mais breve possível. No entanto, a Câmara precisa aprovar o projeto com os critérios de loteamento.
Uma nova reunião será feita pelo prefeito com cinco representantes do movimento no dia 8 de julho, às 11 horas, no Paço Municipal.