O dia 2 de julho é marcado por uma homenagem a todos os heróis brasileiros que arriscam as suas vidas para proteger as pessoas, as cidades e as florestas do risco de incêndios, desastres naturais, desabamentos, etc., os bombeiros.
Além de apagar incêndios, os bombeiros também desenvolvem vários projetos sociais e educativos, com o objetivo de tentar melhorar a qualidade de vida da comunidade.
Os bombeiros também ajudam a socorrer animais em perigo e auxiliar pessoas que enfrentam situações de grande stress, como tentativa de suicídio, afogamento, desaparecimentos e traumas provocados por acidentes.
Origem do Dia do Bombeiro Brasileiro
A escolha desta data é uma homenagem a criação do Corpo Provisório de Bombeiros da Corte, inaugurado em 2 de julho de 1856, no Rio de Janeiro, e sob o comando do major João Batista de Morais Antas.
Oficialmente, o Dia do Bombeiro Brasileiro foi instituído através do decreto-lei nº 35.309, de 2 de abril de 1954. A partir desta mesma lei, também foi definido a realização anual da Semana de Prevenção Contra Incêndios.
Itapeva
O Corpo de Bombeiros de Itapeva foi inaugurado em 28 de maio de 1998 sendo que nesta época era denominado apenas como Posto de Bombeiros de Itapeva e não possuía em seu quadro oficiais como tenente e capitão.
O primeiro comandante do Posto de Bombeiros de Itapeva foi o 2º sargento Hélio Rocha Almeida, conhecido como sargento Almeida.
O efetivo era composto por sargentos, cabos e soldados, além do apoio imprescindível dos bombeiros municipais oferecidos pela Prefeitura de Itapeva para reforço no atendimento à população.
A 1ª viatura de Itapeva foi um caminhão tipo plataforma (prefixo abp-76) que atendia os serviços de incêndios e uma viatura de resgate montado em uma caminhonete c-20 com (prefixo ur-54).
Hoje, o Corpo de Bombeiros de Itapeva é classificado como 3º subgrupamento de bombeiro sendo comandado pelo capitão PM Márcio de Lima Renó que é responsável pelo atendimento de 18 municípios da região, com a ajuda das estações de bombeiros de Apiaí, Itararé e Capão Bonito que é subordinada a Itapeva, e o 1º tenente PM Vinicius Baptista da Silveira Schutt que é o comandante do pelotão de bombeiro de Itapeva.
Atualmente o atendimento do Corpo de Bombeiros é realizado a população itapevense nos sete dias da semana no período de 24horas durante os 365 dias do ano.
Seu efetivo é formado por 33 homens do serviço operacional que realizam o atendimento a ocorrências diversas como acidente de transito, queda, soterramento, afogamentos, incêndio, queimadas florestais entre outros, e de 07 bombeiros do serviço administrativo que compreende o serviço de atendimento ao público como vistoriante, bombeiro educador, comunicação com mídia, comando entre outros.
O Posto de Bombeiros de Itapeva cresceu desde a sua inauguração, obtendo várias conquistas como a garagem para veículos leves e pesados a construção de uma lavanderia e depósito de materiais, a construção da piscina que foi iniciada em 2014.
Hoje a piscina é composta com um tanque de mergulho usado em treinamento pelos bombeiros.
No ano de 2018 Itapeva recebeu 3 novos mergulhadores em seu quadro para realizar busca e salvamento na região.
O Corpo de Bombeiros de Itapeva completa 21 anos de existência e atende as solicitações para o atendimento de ocorrências emergenciais através do telefone 193.